Promoção da inovaçao nas micros e pequenas empresas no cenário pandêmico da Covid-19: uma pesquisa de campo
Resumo
O artigo apresenta uma pesquisa que almeja analisar um grupo de micro e pequenas empresas (MPEs) de Porto Alegre e região metropolitana – RS, as quais participaram do projeto ALI. Esse programa tem como intuito verificar se as ações propostas pelo agente local de inovação contribuíram para melhores resultados, tanto relativos ao Radar de Inovação quanto aos indicadores de produtividade do trabalho. O projeto ALI é uma iniciativa do SEBRAE em parceria com o Ministério da Economia e o CNPq, os quais, através de seus agentes locais de inovação, atendem MPEs interessadas em inovar para poder se tornar mais competitivas no segmento que atuam. A pesquisa, de natureza aplicada, abordagem quantitativa, com objetivos mistos (exploratório e descritivo), foi baseada numa pesquisa de campo realizada pelo agente local de inovação durante o ciclo 1 de atendimento as empresas que participaram do projeto ALI. Para responder o problema de pesquisa, levou-se em conta: os resultados do Radar de Inovação aplicado pelo agente, para conhecer as três dimensões que o grupo de empresas mais mostraram fragilidade, assim como os indicadores de produtividade do trabalho aferidos durante o projeto. O estudo mostrou que, apesar do esforço de seus gestores em inovar, nem todas as empresas obtiveram melhores resultados. Porém, deve-se levar em conta a iniciativa do SEBRAE e seus parceiros em promover um projeto gratuito para as MPEs, assim como as peculiaridades de cada segmento e o cenário de pandemia da COVID- 19 que desestabilizou a economia do país.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-9583/refae.v11n1p235-249
Revista da Faculdade de Administração e Economia

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