Ensaio Sobre a Universidade Brasileira: Quem Pode Reacender Esta Chama?
Resumo
O ensaio busca identificar e analisar fundamentos que possam caracterizar a situação atual em que vive a sociedade brasileira, propondo reflexões a respeito do ensino universitário no Brasil. Pauta-se nas obras de Max Weber (1982; 1989) e Mauricio Tragtenberg (1980), cujas teorias iniciam diálogo com foco sociológico em torno dos temas abordados. Paul Singer (2001) e Simon Schwartzman (1981) também apresentam contribuições e potencializam a discussão. Portanto, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que tem como proposta trabalhar com os seguintes fatores: cultura e sociedade; formação e educação do indivíduo. A discussão, naturalmente, caminha para aquilo que se denomina política, poder e ideologia – elementos relevantes para a organização da sociedade tanto quanto a educação é importante para transmissão, formação e adaptação da cultura. É neste momento que os fatores se encontram e interagem: a formação do indivíduo e da sociedade depende da cultura do ambiente onde estão inseridos. Portanto, tem-se à frente um ambiente crítico, de formação contínua, que pretende discutir as relações humanas em busca de desenvolvimento para todos. Este ambiente é a própria universidade. Sua participação na formação dos indivíduos e na busca de soluções para o Brasil pode ser a chama da vela, mas alguém deve reacendê-la.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-9583/refae.v3n1p48-61
Revista da Faculdade de Administração e Economia
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