Formulação e implementação de estratégias aplicadas as decisões em simuladores de jogos de empresas: uma comparação com jogos gerais da teoria dos jogos -
Resumo
O processo de aprendizagem cada vez mais se vale de recursos lúdicos para produzir o conhecimento dos conceitos ou técnicas do assunto em estudo. Esses recursos, no contexto atual, podem ser por meio de arquivos de áudio e vídeo ou simuladores que permitam a representação de uma realidade de mercado com o máximo de variáveis possíveis, cujas variáveis podem ser conhecidas pelo participante no seu todo ou em parte. Nesse estudo o recurso lúdico para produzir o conhecimento no processo de aprendizagem é um simulador organizacional que representa o modelo de ambiente organizacional que uma empresa se depara no seu dia a dia. Embora sejam formatados mediante programação e com certo número de variáveis controláveis em sua ação, constituem importante ferramenta lúdica no processo de aprendizagem de um gestor. A formulação de estratégias por parte do participante leva sempre em conta a relação de sucesso do evento, ou seja, na tomada de decisão para a formulação de preço, por exemplo, a estratégia adotada e sua implementação são consideradas boas, pois o resultado esperado é a melhoria do posicionamento da empresa no mercado, o aumento de sua lucratividade e reconhecimento da marca. Comparando com o jogo de soma zero da teoria dos jogos a estratégia é boa quando produz o melhor resultado para o evento, isto é a vitória de um dos participantes.
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-9583/refae.v3n1p121-147
Revista da Faculdade de Administração e Economia
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