Satisfação dos Estudantes do Curso de Ciências Contábeis: estudo em uma Faculdade do Paraná

Giancarlo Gomes, Luciane Dagostini, Paulo Roberto da Cunha

Resumo


O objetivo deste estudo foi avaliar os determinantes da satisfação geral dos alunos matriculados no curso de Ciências Contábeis em uma faculdade do Sudoeste do Paraná. Para tanto, utilizaram-se as dimensões Envolvimento do Professor, Interesse do Estudante, Interação Estudante-Professor, Demandas do Curso e Organização do Curso. Estas dimensões estão presentes no modelo desenvolvido por Paswan e Young (2002) denominado Student Instructional Rating System (SIRS). Quanto aos objetivos a pesquisa é descritiva, quanto aos procedimentos à pesquisa é do tipo levantamento, no que tange a abordagem, a pesquisa é quantitativa. A amostra foi de 212 respondentes, para a análise dos dados, procedeu-se à utilização da análise fatorial. O modelo pode ser explicado em três fatores. O  Fator 1 agrega variáveis sobre a dimensão Demandas do Curso, Organização do Curso e Satisfação Geral. O Fator 2 por sua vez, agrega variáveis relacionadas com a dimensão Envolvimento do Professor. Esta dimensão diz respeito à maneira na qual os professores interagem com os alunos. Este Fator impacta na satisfação dos alunos uma vez que se identifica se o professor ensina de maneira entusiasmada. O Fator 3 relaciona ao Envolvimento do Estudante e está vinculada ao interesse do estudante em aprender.


Palavras-chave


Satisfação. Curso de Graduação. Ciências Contábeis.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15603/2176-9583/refae.v4n2p102-123

 

Revista da Faculdade de Administração e Economia

ISSN: 2176-9583
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.