Criação de Conhecimento: Economia Criativa Versus Gestão Tradicional
Resumo
Criação do Conhecimento é tema recorrente entre pesquisadores e administradores, devido à existência de novas formas de organização voltadas ao intangível, a exemplo das pertencentes à Economia Criativa. Entretanto, as organizações cujo modelo de gestão mantém-se tradicional, ou seja, com traços da Abordagem Clássica, continuam existindo, a despeito de possuírem também a necessidade de criar. Efetuou-se o estudo de casos múltiplos com o objetivo de identificar as diferenças entre a criação de conhecimento em duas empresas brasileiras, uma do ramo criativo e uma dita tradicional, e compreender a influência do modelo de gestão adotado para o processo de criação de ambas. Quanto à metodologia, a pesquisa é de natureza qualitativa, de cunho exploratório e descritivo com abordagem predominantemente interpretativista. Como resultado, verifica-se que a organização do setor criativo possui um entendimento mais apurado da relevância da criação do conhecimento, e portanto, relação mais significativa com a Teoria de Criação do Conhecimento. Contudo na empresa tradicional, também identificaram-se os traços da Teoria. Evidencia-se ainda que o conhecimento é criado no indivíduo, portanto, não somente o tangível, mas as emoções e os sentimentos dos colaboradores estão modificando a perspectiva das organizações, o que deve resultar em alterações em suas formas de gestão.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-9583/refae.v5n1p2-28
Revista da Faculdade de Administração e Economia
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por Gabriel Reis (08-12-2017)