Revisão dos Estudos sobre Promoção de Vendas de 1996 a 2010

Fernando De Oliveira Santini, Cláudio Hoffmann Sampaio, Rafael Mendes Lübeck, Lelis Balestrin Espartel

Resumo


apesar da importância referenciada pela área empresarial e acadêmica, estudos sobre promoção de vendas são insipientes. Diante deste cenário, o propósito deste trabalho foi revisar os artigos publicados nos últimos 15 anos sobre esse tema. Para isto, foi realizada uma desk research na qual foram analisados os objetivos de cada estudo, as metodologias aplicadas, os resultados encontrados e as recomendações de futuras pesquisas. Os resultados apontam para uma divisão em relação aos objetivos e resultados dos artigos, tendo uma linha voltada para a análise do comportamento do consumidor, e outra que busca investigar os efeitos no contexto das organizações. Em relação aos procedimentos metodológicos, há uma predominância na realização de estudos causais, seguido por estudos descritivos e exploratórios. Constatou-se que as recomendações para futuras pesquisas são pouco exploradas em estudos posteriores.

Palavras-chave


Promoção de Vendas. Desk Research. Estudos Bibliométricos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15603/2176-9583/refae.v5n1p29-59

 

Revista da Faculdade de Administração e Economia

ISSN: 2176-9583
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.