Marketing de Relacionamento: um Survey em Empresas Terceirizadas de Aracaju/SE
Resumo
Esse artigo objetiva analisar a importância e a funcionalidade das estratégias de marketing de relacionamento no âmbito das empresas terceirizadas da cidade de Aracaju/SE, tendo como amostra aleatória vinte e três empresas, todas com sede e atuação em Aracaju, filiadas ao Sindicado das Empresas de Asseio e Conservação do Estado de Sergipe – SEAC/SE. Para isso foi realizado um estudo de caráter quantitativo e abordagem descritiva, tendo como método de pesquisa um survey. Os dados foram coletados por meio de questionário misto, no qual foram abordadas questões abertas e fechadas relacionadas às variáveis: importância do marketing, prática do marketing, relacionamento com clientes, dificuldades encontradas, funcionalidade do marketing, vantagens e desvantagens do marketing. Como resultado, obteve-se que o marketing de relacionamento implementado pelas empresas terceirizadas estudadas tem caráter ainda imaturo, haja vista o potencial de informações que ainda não são exploradas pelas mesmas e a utilização apenas das táticas de marketing mais comuns oferecidas pelo mercado, de modo que, mesmo reconhecendo sua importância, tais empresas ainda não conseguem agregar o valor devido a esse método para atrair e reter clientes.
Palavras-chave
Marketing de Relacionamento, Terceirização, Clientes.
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-9583/refae.v5n1p233-253
Revista da Faculdade de Administração e Economia
ISSN: 2176-9583
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