Representação Social dos Afrodescendentes nas Mídias de Massa: Um Estudo sobre a Propaganda Televisiva

Rejane Alexandrina Domingues Pereira do Prado, Claudia Rosa Acevedo, Marli Auxiliadora da Silva, Jussara Goulart da Silva

Resumo


Estudos revelam a representatividade populacional e econômica dos afrodescendentes e discutem a equidade das práticas de marketing junto aos grupos ditos minoritários. Com o objetivo de investigar a representação social dessa etnia nas mídias de massas, especialmente em peças publicitárias com produtos mais caros, esse estudo analisou a presença dos afrodescendentes em comerciais televisivos de automóveis a fim de verificar se os afrodescendentes estão presentes nessas peças, se são personagens principais ou apenas figurantes e, ainda, se as peças são dirigidas aos consumidores afros e como os personagens afros são representados. Por meio da análise de conteúdo analisou-se 30 comerciais, de seis montadoras do setor automotivo veiculados no período de 2011 e 2012. Constatou-se que os afrodescendentes aparecem em apenas quatro das peças publicitárias analisadas e nestas constatou-se que os afros não estão representados, visto sua atuação secundária ao fazer protagonizar empregados ou como animadores dos comerciais televisivos. Os afrodescendentes atuam como coadjuvantes e seu retrato na mídia de massa é distorcido, pois ao ser representado como personagem principal figuram como um personagem sem ética. Constatou-se, também, que as montadoras não priorizam os afrodescendentes enquanto potenciais consumidores dos seus produtos, visto o conteúdo dos comerciais televisivos analisados.


Palavras-chave


Macromarketing. Representações Sociais. Afrodescendentes. Mídias de Massa.

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DOI: https://doi.org/10.15603/2176-9583/refae.v7n1p48-60

 

Revista da Faculdade de Administração e Economia

ISSN: 2176-9583
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