Preferências do consumidor na obtenção de crédito: análise nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul
Resumo
Considerando a expansão do mercado brasileiro de consumo e de crédito, este estudo se propôs a identificar as preferências dos consumidores entre distintas alternativas de financiamento e verificar sua sensibilidade às taxas de juros, entre os meses de outubro e dezembro de 2014. Utilizou-se uma pesquisa quantitativa e descritiva, operacionalizada por meio de um survey com consumidores dos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, obtendo-se 280 questionários. Os resultados mostram que: (1) a escolha por diferentes combinações nos termos de crédito tende a variar em função do valor do bem a ser financiado; (2) as pessoas possuem consciência dos juros embutidos nas opções parceladas; e, (3) houve efeito framing no processo de tomada de decisão, sendo que houve preferência por parcelar a compra de determinados produtos, mesmo que em outro momento a amostra confirmou a importância que dava para fatores como taxas de juros e valor final pago (valor do bem e taxa de juros).
Palavras-chave
Crédito, Efeito framing, Teoria dos Prospectos
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-9583/refae.v8n1p53-72
Revista da Faculdade de Administração e Economia
ISSN: 2176-9583
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