A educação financeira de acadêmicos de ciências econômicas em Santa Catarina

Fabiana Paula Schiller de Souza, Fernanda Ciello, Giana de Vargas Mores, Cássia Heloísa Ternus, Bruna Furlanetto

Resumo


Este trabalho buscou identificar o conhecimento sobre educação financeira de acadêmicos do curso de Ciências Econômicas de uma instituição de ensino superior do estado de Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa aplicada e, em seu nível de complexidade, caracteriza-se como descritiva. Quanto à abordagem, tem-se uma pesquisa quantitativa. Em relação às técnicas, foram utilizadas as pesquisas bibliográfica, documental e de levantamento. Foi empregado o modelo survey cross-section, apresentando características de uma amostragem não probabilística e por conveniência. Para a coleta dos dados secundários, elaborou-se instrumento adaptado de dois questionários validados. O questionário autoaplicado foi composto por 28 questões. Com base nas questões sobre gerenciamento financeiro, os resultados mostram que os acadêmicos não utilizam com frequência o cheque especial da conta corrente e, em sua maioria, pagam em dia as contas mensais e as faturas do cartão de crédito. Os resultados também indicam que os acadêmicos estão administrando os seus gastos de maneira equilibrada para não ultrapassar o orçamento mensal e possuem um conhecimento moderado sobre linhas de financiamento e investimentos.

Palavras-chave


Recursos financeiros, Educação econômica, Gestão financeira

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DOI: https://doi.org/10.15603/2176-9583/refae.v9n2p209-225


 

Revista da Faculdade de Administração e Economia

ISSN: 2176-9583
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