Educação empreendedora e taxonomia de bloom na educação superior
Resumo
O empreendedorismo vem sendo alvo de interesse da comunidade acadêmica brasileira de engenharia e pelas empresas. Artigos acadêmicos no campo do empreendedorismo nos cursos de graduação em engenharia brasileiros analisam diversas perspectivas de como desenvolver habilidades empreendedoras nos estudantes de engenharia. Entretanto, duas lacunas são identificadas nos artigos acadêmicos. O objetivo do artigo é analisar as habilidades empreendedoras e as atividades do pensamento desenvolvidas no estudante de engenharia. A pesquisa é exploratória e reflexiva, apoiada em estudo de caso. A partir de uma técnica de aprendizagem adotada na disciplina de empreendedorismo do curso de graduação em engenharia realizou-se a coleta e análise de dados empíricos. Resultados apontam que energia, visão e networking foram as principais habilidades desenvolvidas juntamente com as atividades do pensamento da mais alta ordem tais como análise, avaliação e criação. Os resultados do artigo são inovadores e tem diversas implicações práticas. Diretores e dirigentes de universidades e faculdades poderão desenvolver programas de capacitação para professores sobre desenvolvimento de habilidades empreendedoras e dos domínios cognitivos e coordenadores e professores poderão introduzir novas técnicas de desenvolvimento de habilidades empreendedoras apoiadas nos domínios cognitivos de aprendizagem, nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação e ferramentas que possibilitarão avaliar se o desenvolvimento das atividades do pensamento da mais alta ordem estão sendo desenvolvidas nos estudantes.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-9583/refae.v9n2p191-208
Revista da Faculdade de Administração e Economia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Comentários sobre o artigo
por Dra Marcia Garcia Marcia Garcia (14-05-2021)
por Dra Marcia Garcia Marcia Garcia (14-05-2021)