Pedagogia hospitalar sob a ótica dos profissionais: discutindo a formação universal como direito humano
Resumo
O presente trabalho traz um recorte de dissertação defendida e tem por objetivo analisar a percepção de pedagogos em relação à formação acadêmica e profissional para atuar em classe hospitalar, brinquedoteca e leitos hospitalares. O estudo também toca em aspectos como a formação continuada do pedagogo e os desafios enfrentados por eles nessa atividade. Método: o estudo é qualitativo, usando como instrumento entrevistas semiestruturadas com dezoito profissionais que atuavam em doze instituições de ensino na Grande São Paulo. Resultados: constatou-se formação inicial insuficiente no curso de Pedagogia para a atuação nesse contexto hospitalar. Ressalta-se a importância da formação para a diversidade, tanto dos alunos quanto dos cenários de atuação docente. Para que as novas gerações tenham um avançado grau de cidadania é necessário que se forme o professor para a interdisciplinaridade, bem como garantir ao aluno seu direito pleno à educação.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v19n39p85-121
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