Novas abordagens curriculares a partir do DUA: aproximações com a educação especial inclusiva

Elizabete Cristina Costa-Renders, Augusto Santos Silva

Resumo


Trata da aplicação do design universal para aprendizagem (DUA) no atendimento educacional especializado junto aos alunos com dificuldades acentuadas de aprendizagem. Resulta de uma pesquisa de mestrado que perguntou: como desenvolver uma abordagem pedagógica mais inclusiva no ensino junto aos alunos com dificuldades acentuadas de aprendizagem? O objetivo geral foi investigar como o design universal para aprendizagem pode contribuir para uma abordagem pedagógica mais inclusiva. Metodologicamente, combina a pesquisa narrativa com a pesquisa de desenvolvimento, sendo que o instrumento adotado foi a construção colaborativa de um mapa de atividades apoiado nos princípios DUA. Definiu-se como universo de pesquisa três salas de recursos descentralizadas, sendo que três professores de AEE foram os sujeitos de pesquisa. Os resultados foram: o alargamento da abordagem curricular com múltiplos meios de apresentação do conteúdo, a ampliação do grau de influência dos aprendizes no percurso curricular e o desenvolvimento de mapa de atividades fundamentado no DUA.


Palavras-chave


Dificuldades acentuadas de aprendizagem. Design universal para a aprendizagem. Educação especial inclusiva.

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DOI: https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v20n41p103-123

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