A criança negra e a representatividade racial na escola
Resumo
O presente trabalho discorre sobre a falta de representatividade racial no ambiente escolar. A presença da diversidade no universo lúdico das crianças é de suma importância, pois contribui para que todas possam lidar desde cedo com aquilo que há de diferente, tanto em si quanto no outro, respeitando-se mutuamente, convivendo com as diferenças e aceitando os diversos tipos físicos. O Brasil é o país que tem a maior população de origem africana fora da África, porém essa pluralidade étnica não é representada nos brinquedos e muitas vezes também registra sua ausência dentro das escolas. Esse problema nos leva à necessidade de refletir sobre a importância de elementos afirmativos no convívio social das crianças, promovendo um debate acerca da presença da representatividade nos espaços escolares para o desenvolvimento construtivo e significativo. Dessa maneira, para fazer essa discussão, contamos com a contribuição de autores como Frantz Fanon, Nilma Lino Gomes, Guacira Lopes, Kabengele Munanga, Fúlvia Rosemberg, entre outros. Vale ressaltar que é fundamental buscar e conferir diferentes expressões de vida, de arte e de cultura no processo de socialização da criança negra na primeira infância, levando isso para dentro das escolas, que é o principal lugar de direito de todas as raças.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v19n38p105-126
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.