Readaptação e identidade docente: um relato de pesquisa
Resumo
O presente texto, que tem como ponto de partida a Dissertação de Mestrado intitulada Readaptação docente trajetória profissional e identidade, insere-se no campo das Políticas Públicas em Educação. Atem-se, especificamente, na compreensão dos fenômenos sociais que influenciam as condições de trabalho docente e que provocam impactos na saúde dos profissionais da Rede Estadual Paulista. Dessa forma, busca-se apresentar uma reflexão sobre a trajetória profissional e identidade dos professores readaptados, a fim de propiciar uma discussão sobre os resultados obtidos com a pesquisa de campo realizada a partir de uma abordagem metodológica qualitativa. O estudo, realizado a partir de revisão bibliográfica e estudo de campo, aponta que as readaptações, por motivo de doenças ligadas às questões psicológicas como estresse e depressão, são graves. O número de afastamentos vem aumentando de forma alarmante nos últimos anos no Estado de São Paulo, lócus da realização da pesquisa, sem que haja políticas públicas que atentem para a melhoria da qualidade das condições objetivas para que sejam evitados o mal estar e o adoecimento docente nas escolas públicas estaduais.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v13n26p149-158
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