EQUIDADE RACIAL NAS ESCOLAS E A CONTRIBUIÇÃO DOS DEFENSORES PÚBLICOS NA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Resumo
Este artigo discute a importância da educação em direitos humanos nos espaços escolares contemporâneos, em especial no que tange à equidade racial. Apresenta o trabalho desenvolvido por Defensores Públicos do Rio Grande do Sul junto às escolas e a um grupo de pesquisa composto por docentes das redes municipais de ensino da região metropolitana. Contextualiza os direitos humanos no Brasil e analisa os dados com base em autores reconhecidos pela sua importância na temática, em especial na educação. Os docentes participantes de pesquisa sobre equidade racial demonstraram a necessidade e a importância do apoio dados pelos Defensores Públicos para o trabalho com a educação antirracista e os direitos humanos, especialmente diante dos discursos antidemocráticos, de intolerância, discriminação e negação da ciência que circulam na sociedade brasileira. Concluímos destacando a relevância dos espaços de escuta e discussão entre professores, gestores educacionais e Defensores Públicos sobre as pautas consideradas delicadas, contribuindo para o avanço da equidade racial e da educação democrática nos ambientes escolares.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15602/1983-9480/cm.v24n50p15-28