METODOLOGIAS NO CROSSFIT: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS EM ACADEMIAS EM PORTO ALEGRE
Resumo
Esta pesquisa investigou as possíveis metodologias aplicadas nas aulas de CrossFit em academias de Porto Alegre. Pretendeu-se através da análise dos serviços prestados pelos profissionais selecionados
encontrar respostas para tal. Para a realização deste estudo foi utilizada uma metodologia qualitativa que envolveu entrevistas semiestruturadas e observações de treinos sem participação efetiva dos pesquisadores, com quatro profissionais habilitados em educação física e que possuem o curso nível um de CrossFit. Para a análise de dados foi utilizado o método de triangulação de dados que procura investigar o mesmo tema de diferentes pontos de vista e a categorização que consiste
em organizar os objetos de um dado universo em grupos ou categorias, com um propósito específico. Nesta pesquisa constatou-se que a metodologia do CrossFit é empírica e sua aplicação depende da
interpretação e conhecimento do profissional atuante onde a experiência e a prática nesta modalidade se fazem necessária para um entendimento integral. Notou-se também que apesar das metodologias
aplicadas em aulas serem escolhidas pelos profissionais, as sessões de CrossFit são muito semelhantes e quase não se percebe diferenças entre elas.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15602/1983-9480/cm.v24n50p135-143