Anatomia Humana, uma disciplina que causa evasão e exclusão: quando a hipótese principal não se confirma - DOI: http://dx.doi.org/10.15602/1983-9480/cmedh.v14n28p45-59

Bruno Luis Piazza, Attico Inácio Chassot

Resumo


 

Esta pesquisa é do tipo descritiva exploratória e tem por objetivo investigar possíveis causas de evasão e exclusão na disciplina de Anatomia Humana dos cursos de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), no Centro Universitário Metodista do IPA. A pesquisa levanta questões e implicações com relação ao método de ensino do professor da disciplina e compara o método clássico de ensinar a Anatomia Humana com métodos mais atuais e inovadores. A disciplina de Anatomia Humana é de caráter básico e imprescindível para a formação de um futuro Educador Físico. Os dados foram coletados com dois questionários aplicados a uma turma de 32 alunos dos cursos de Educação Física matriculados na disciplina de Anatomia Humana em 2011. Pela não confirmação da hipótese principal foi necessário posteriormente coletar outros dados por meio de duas entrevistas. Pode-se constatar que um método diferenciado de ensinar a Anatomia Humana evita que os alunos se sintam excluídos ou abandonem a disciplina..


Palavras-chave


Anatomia Humana – Alunos – Educação Física – Evasão – Exclusão e métodos de ensino.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15602/1983-9480/cmedh.v14n28p45-59