O PAPEL DAS REDES SOCIAIS FACEBOOK E INSTAGRAM NA CAPTAÇÃO DE CLIENTES DE UMA PEQUENA EMPRESA NO SETOR DE MODA E ACESSÓRIO
Resumo
Tendo como premissas básicas o grande crescimento de microempresas
e as redes sociais como aliadas, o presente trabalho buscou identificar
o papel das redes sociais Facebook e Instagram na captação de clientes
de uma microempresa no ramo de moda e acessórios. O referencial
teórico que dá embasamento ao artigo baseou-se em autores consagrados
da administração e da comunicação, abordando temas como
microempresas e empreendedorismo, marketing, marketing digital,
redes sociais, Facebook e Instagram. A pesquisa teve caráter descritivo,
com a abordagem mista (quali-quantitativa), sendo o levantamento de
campo uma entrevista com a gestora da empresa e um survey com os
clientes. Para a entrevista foi utilizado um roteiro semi-estruturado
com perguntas abertas, para que a empresária pudesse expor sua visão
referente à relação da sua microempresa e as redes sócias, e para
os clientes foi utilizado um questionário referente à como as redes
sociais influenciam na hora da compra. Os resultados obtidos foram
que as duas redes sociais tiveram e tem um papel importante para o
desenvolvimento e crescimento da empresa. Verificou-se que a maio
parte de consumidores são mulheres de 18 a 24 anos, que moram na
parte norte e nordeste do Brasil, e por mais que não comprem sempre
através da internet, sofrem influências e impulsionam o crescimento
da microempresa.
e as redes sociais como aliadas, o presente trabalho buscou identificar
o papel das redes sociais Facebook e Instagram na captação de clientes
de uma microempresa no ramo de moda e acessórios. O referencial
teórico que dá embasamento ao artigo baseou-se em autores consagrados
da administração e da comunicação, abordando temas como
microempresas e empreendedorismo, marketing, marketing digital,
redes sociais, Facebook e Instagram. A pesquisa teve caráter descritivo,
com a abordagem mista (quali-quantitativa), sendo o levantamento de
campo uma entrevista com a gestora da empresa e um survey com os
clientes. Para a entrevista foi utilizado um roteiro semi-estruturado
com perguntas abertas, para que a empresária pudesse expor sua visão
referente à relação da sua microempresa e as redes sócias, e para
os clientes foi utilizado um questionário referente à como as redes
sociais influenciam na hora da compra. Os resultados obtidos foram
que as duas redes sociais tiveram e tem um papel importante para o
desenvolvimento e crescimento da empresa. Verificou-se que a maio
parte de consumidores são mulheres de 18 a 24 anos, que moram na
parte norte e nordeste do Brasil, e por mais que não comprem sempre
através da internet, sofrem influências e impulsionam o crescimento
da microempresa.
Palavras-chave
Microempresas. Redes Sociais. Facebook. Instagram.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15602/2525-9040/remas.v5n1p3-36