O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DA GERAÇÃO Y EM RELAÇÃO À SUSTENTABILIDADE
Resumo
O presente estudo teve como objetivo descrever o comportamento do
consumidor da geração Y em relação à sustentabilidade, bem como
verificar se a geração Y busca informações sobre empresas sustentáveis;
identificando o nível de conhecimento desta geração em relação
à sustentabilidade; e se a mesma pratica o consumo consciente. A
realização deste tipo de estudo possibilita a compreensão sobre como
os jovens e adultos consumidores da geração Y adquirem produtos
e serviços, e qual é a relação do tema sustentabilidade nas escolhas
de compra desta geração. A pesquisa se utilizou do procedimento de
levantamento de campo, com abordagem quantitativa, tendo como população-
alvo jovens e adultos nascidos entre os anos de 1980 e 1995, de
ambos os sexos, somando 186 respondentes. O questionário, composto
de perguntas aberta e fechadas, sendo em parte com escala de Likert,
foi aplicado por meio da ferramenta Google Forms, sendo precedido
por um pré-teste com cinco amostras. Os dados foram analisados por
meio de técnicas estatísticas descritivas, bem como submetidos ao
cruzamentos de dados através do software Statistical Package for Social
Science (SPSS), para a obtenção da média, desvio padrão e mediana.
Os dados obtidos abrangeram informações sobre dados demográficos,
compreensão sobre o tema sustentabilidade, acesso e divulgação de
informações sustentáveis e poder de escolha de consumir conscientemente.
Os resultados demonstram que a maioria dos jovens sabe a
correta definição de sustentabilidade, e tem consciência que o maior
responsável pelo desenvolvimento sustentável é a própria população.
São influenciados pelas mídias e buscam informações sobre produtos sustentáveis através da internet, sendo essa a sua maior fonte de informações.
Além disso, foi apontada uma percepção sobre questões
sustentáveis e preocupação com as futuras gerações.
consumidor da geração Y em relação à sustentabilidade, bem como
verificar se a geração Y busca informações sobre empresas sustentáveis;
identificando o nível de conhecimento desta geração em relação
à sustentabilidade; e se a mesma pratica o consumo consciente. A
realização deste tipo de estudo possibilita a compreensão sobre como
os jovens e adultos consumidores da geração Y adquirem produtos
e serviços, e qual é a relação do tema sustentabilidade nas escolhas
de compra desta geração. A pesquisa se utilizou do procedimento de
levantamento de campo, com abordagem quantitativa, tendo como população-
alvo jovens e adultos nascidos entre os anos de 1980 e 1995, de
ambos os sexos, somando 186 respondentes. O questionário, composto
de perguntas aberta e fechadas, sendo em parte com escala de Likert,
foi aplicado por meio da ferramenta Google Forms, sendo precedido
por um pré-teste com cinco amostras. Os dados foram analisados por
meio de técnicas estatísticas descritivas, bem como submetidos ao
cruzamentos de dados através do software Statistical Package for Social
Science (SPSS), para a obtenção da média, desvio padrão e mediana.
Os dados obtidos abrangeram informações sobre dados demográficos,
compreensão sobre o tema sustentabilidade, acesso e divulgação de
informações sustentáveis e poder de escolha de consumir conscientemente.
Os resultados demonstram que a maioria dos jovens sabe a
correta definição de sustentabilidade, e tem consciência que o maior
responsável pelo desenvolvimento sustentável é a própria população.
São influenciados pelas mídias e buscam informações sobre produtos sustentáveis através da internet, sendo essa a sua maior fonte de informações.
Além disso, foi apontada uma percepção sobre questões
sustentáveis e preocupação com as futuras gerações.
Palavras-chave
Sustentabilidade, comportamento do consumidor, consumidor verde, geração Y, gerações futuras.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15602/2525-9040/remas.v5n1p37-75