FATORES QUE DEFINEM O CONSUMO DE VESTUÁRIO PARA A PRÁTICA DE CORRIDA DE RUA
Resumo
A prática de corrida de rua é um dos esportes com maior crescimento
no mundo e o estudo do comportamento de compra do praticante
necessita ser aprofundado. É o segundo esporte mais praticado no
Brasil, sendo que em 2016 estavam abertas mais de sete mil lojas especializadas no país. O mercado de vestuário é altamente competitivo e compreender o comportamento é o diferencial para quem quer tomar a
maior fatia de consumo. Com tantos novos entrantes a cada ano, passa
a ser fundamental entender qual o fator mais relevante que define a
compra destes novos consumidores, sendo que novos nichos estão
se criando com maior velocidade. O objetivo desse trabalho consiste
em identificar quais os principais fatores que definem o consumo de
vestuário para a prática de corrida de rua, sendo feito a caracterização
do comportamento, a identificação dos fatores de consumo e a análise
do comportamento com base nos fatores do processo de compra.
Para alcançar o objetivo foi realizada uma pesquisa descritiva, sendo
realizada entrevista em profundidade com 15 corredores e logo após,
a aplicação de um questionário com 78 corredores, sendo esta uma
pesquisa mista, qualitativa e quantitativa. Através da análise interpretativa, crítica e com base no referencial, pode-se discorrer sobre
o comportamento de compra, além de elencar os principais fatores
existentes dentro do processo. Foi analisado com base no processo
de compra e pode ser concluído que o mais relevante na decisão de
compra foi o fator cultural, porém os fatores pessoais, psicológicos esociais também se demonstraram relevantes ao longo das etapas decompra. Mesmo confirmando os fatores decisivos de consumo citado pelos principais autores nesta pesquisa, ainda é sugerido um com uma amostra maior, para trazer mais segurança aos dados obtidos preliminarmente.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15602/2525-9040/remas.v3n4p267-320