ANÁLISE DA INOVAÇÃO NOS TRABALHOS VENCEDORES DO ii PRÊMIO INOVAÇÃO DO TURISMO RS
Resumo
Este estudo é referente ao II Prêmio Inovação do Turismo, instituído pela Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, em 2013, e que teve sua segunda edição em 2014. O objetivo é investigar o edital de chamada pública número 003/2014, a fim de identificar as dimensões da inovação existentes nos trabalhos vencedores do Prêmio, nas categorias de inscrição de 1 a 5, e, também, se estas categorias de premiação estabelecem uma relação entre o turismo e a inovação. Os resultados demonstram que as principais dimensões de inovação foram identificadas nos trabalhos vencedores, incluindo dimensões de impacto (radical e incremental), de objeto (produto, processo, organização,
marketing), e de foco (regulares e de nicho). Conclui-se que o turismo no RS tem muitas possibilidades de inovação, podendo ser oriundas do conhecimento que vai sendo adquirido e da aplicação de experiências nacionais e internacionais bem sucedidas. Ademais, a importância do Prêmio está principalmente em valorizar e estimular as boas práticas em turismo também em órgãos públicos, proporcionando maior integração entre o trade turístico e a governança estadual do turismo.
marketing), e de foco (regulares e de nicho). Conclui-se que o turismo no RS tem muitas possibilidades de inovação, podendo ser oriundas do conhecimento que vai sendo adquirido e da aplicação de experiências nacionais e internacionais bem sucedidas. Ademais, a importância do Prêmio está principalmente em valorizar e estimular as boas práticas em turismo também em órgãos públicos, proporcionando maior integração entre o trade turístico e a governança estadual do turismo.
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PDFDOI: https://doi.org/10.15602/1981-3422/folio.v17n1p51-63