A EXPERIÊNCIA TURÍSTICA NAS ESCOLAS DO BAIRRO RESTINGA (PORTO ALEGRE/RS, BRASIL)
Resumo
O presente artigo apresenta os avanços de uma pesquisa em andamento, iniciada em 2012, na temática da educação e turismo. O estudo tem por objetivo conhecer o lugar do turismo na vida de estudantes de escolas do bairro Restinga (Porto Alegre/Brasil). Possui dois enfoques: um que investiga a perspectiva familiar e, outro, a perspectiva escolar desses estudantes. Nesse trabalho serão apresentados os resultados referentes a essa última perspectiva. O lócus de pesquisa é o bairro Restinga, tendo como agentes da pesquisa estudantes egressos do ensino fundamental que, entre 2010 e 2013, ingressaram no ensino médio integrado no IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Câmpus Restinga. Metodologicamente, trata-se de pesquisa quantitativa, tendo sido utilizado como instrumento um questionário e realizada uma análise quantitativa dos dados. Primeiramente introduzimos os principais conceitos nos quais a pesquisa está embasada e, um breve histórico do bairro. Em um
segundo momento, apresentamos os dados coletados. Os resultados demonstram que, a partir da percepção dos estudantes, as possibilidades de desenvolvimento de atividades
que propiciem experiências turísticas em escolas de ensino fundamental do bairro ainda são exíguas diante do potencial que esse campo apresenta.
segundo momento, apresentamos os dados coletados. Os resultados demonstram que, a partir da percepção dos estudantes, as possibilidades de desenvolvimento de atividades
que propiciem experiências turísticas em escolas de ensino fundamental do bairro ainda são exíguas diante do potencial que esse campo apresenta.
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PDFDOI: https://doi.org/10.15602/1981-3422/folio.v17n1p181-194