ELEMENTOS HIPERMIDIÁTICOS NA COBERTURA DA COVID-19: APONTAMENTOS DE UM EXERCÍCIO PEDAGÓGICO

Sandra Bitencourt, Thiery Berneleau, Yuri Bratti

Resumo


Este relato pedagógico tem o propósito de partilhar um exercício de aplicação
de conceitos e interpretação de práticas jornalísticas diante da maior cobertura mundial em tempo real já empreendida na história da humanidade, a pandemia do novo Coronavírus, no primeiro semestre de 2020. O propósito foi observar como alguns elementos que caracterizam o webjornalismo, como a instantaneidade, a ubiquidade e a personalização, foram acionados e se destacaram nos modos, linguagens e plataformas utilizadas para cobrir dados, informações e personagens atingidos pela Covid 19. Assim como na prática
em sala de aula, neste texto, em um primeiro momento, serão apresentadas as bases teóricas adotadas e discutidas por meio de leitura, resenhas e discussão em classe. Em um segundo momento, será apresentada a realização do exercício prático: criar um espaço online, um blog agregador que reunisse/evidenciasse exemplos (links) de coberturas, formatos, infográficos, que privilegiasse os aspectos conceituais estudados, adotando uma linguagem própria e uma descrição reflexiva dos exemplos escolhidos. Toda essa
dinâmica foi construída para a disciplina de Hipermídia, que foi realizada também pelos meios digitais, em aulas online, não presenciais, adicionando ao experimento a necessidade, compreensão e domínio das ferramentas em estudo.


Palavras-chave


Hipermídia; Webjornalismo; Covid 19.

Texto completo:

PDF