CULTURA, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA
Resumo
O presente estudo teve como objetivo verificar até que ponto uma instituição
financeira estimula a criatividade e a inovação de seus colaboradores, aumentando a produtividade e fortalecendo sua cultura organizacional. A realização deste tipo de estudo viabiliza uma melhor compreensão da rapidez das transformações nos ambientes de negócios, e também como as essas empresas precisam modificar suas culturas, valorizando a agilidade de adaptação das equipes, para que o processo de inovação aconteça de forma fluida. Para a obtenção dos dados aplicou-se um questionário com perguntas fechadas junto a 112 funcionários de uma instituição financeira dos três
estados da região sul do Brasil: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Os dados da pesquisa possibilitaram obter informações sobre: dados demográficos, compreensão sobre o tema , acesso a informações sobre a cultura organizacional de uma instituição financeira, capacidades, habilidades, e competências dos colaboradores e a auto gestão do conhecimento. Os resultados demonstram que há valor no incentivo, estimulo ou influência aplicado por uma instituição financeira, para gerar a criatividade e a inovação no ambiente de trabalho. Além disso, foi apontada uma percepção sobre um continuo aprendizado, para disseminar informações e conhecimento de forma estratégica, que orienta e modifica a ação dos colaboradores fortalecendo a cultura organizacional.