A Influência do Programa Social “FICA VIVO” na Prevenção a Violência no Ambiente Escolar.
Resumo
O artigo a ser apresentado investiga a influência do Programa Social de prevenção à violência, denominado Fica Vivo, sendo este projeto acompanhado e analisado no espaço escolar da
Escola Estadual Coronel Manoel Soares do Couto, localizada na região de Venda Nova em Belo Horizonte, MG, tendo sido o estudo realizado durante um período de 12 meses. O Projeto Fica Vivo foi iniciado em 2002 pelo Governo de Minas Gerais com o objetivo de trabalhar com a prevenção e redução a violência entre jovens ate 24 anos moradores de regiões consideradas de risco. Este estudo utiliza dados extraídos a partir de observações nãoparticipativas, no ambiente escolar após a implementação do projeto Fica Vivo. Os resultados
encontrados demonstram uma redução nos índices de degradação do ambiente físico escolar e imediações, redução do numero de ocorrências e suspensões de alunos relacionadas à agressividade física e verbal e uma conseqüente melhoria na harmonia do ambiente escolar entre o corpo discente e docente e os demais integrantes do espaço. Acredita-se que esses resultados foram oriundos de uma maior presença de policiamento na comunidade e a ocupação dos alunos fora do horário de aula nas atividades oferecidas pelo projeto.
Escola Estadual Coronel Manoel Soares do Couto, localizada na região de Venda Nova em Belo Horizonte, MG, tendo sido o estudo realizado durante um período de 12 meses. O Projeto Fica Vivo foi iniciado em 2002 pelo Governo de Minas Gerais com o objetivo de trabalhar com a prevenção e redução a violência entre jovens ate 24 anos moradores de regiões consideradas de risco. Este estudo utiliza dados extraídos a partir de observações nãoparticipativas, no ambiente escolar após a implementação do projeto Fica Vivo. Os resultados
encontrados demonstram uma redução nos índices de degradação do ambiente físico escolar e imediações, redução do numero de ocorrências e suspensões de alunos relacionadas à agressividade física e verbal e uma conseqüente melhoria na harmonia do ambiente escolar entre o corpo discente e docente e os demais integrantes do espaço. Acredita-se que esses resultados foram oriundos de uma maior presença de policiamento na comunidade e a ocupação dos alunos fora do horário de aula nas atividades oferecidas pelo projeto.
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