Estratégias educacionais para o Fortalecimento da Vigilância Epidemiológica da Doença de Chagas.
Resumo
O reconhecimento dos vetores da doença de Chagas é fator de grande importância na epidemiologia desta doença, sendo necessário um processo de educação e participação comunitária para garantir a correta identificação. A região metropolitana de Belo Horizonte continua mostrando eventuais invasões de triatomíneos adultos geralmente oriundos de ambientes silvestres e peridomiciliares e muitas vezes infectados com tripanosomatídeos. Nesse sentido o presente trabalho busca trazer contribuição para o fortalecimento da vigilância em saúde no Estado de Minas Gerais atuando em duas frentes principais: Primeiramente qualificando a capacidade de identificação correta dos vetores da doença de Chagas por parte dos moradores de Belo Horizonte e região metropolitana que procuraram o PIT do Laboratório de Triatomíneos e Epidemiologia da doença de Chagas nos últimos cinco anos. Segundo, realizando a confecção de material didátco na forma de um joo da memória sobre a doença, destinado à alunos de ensino médio. Também foi confeccionado um informativo com o intuito de indicar à população sobre a existência dos PIT's como ferramenta para esclarecimento de dúvidas acerca da doença e seu vetor.
Palavras Chave: Triatomíneos, Jogos Didático, Postos de Informação de Triatomíneos, Educação e Saúde.
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