Aulas Práticas de Laboratório e a Aprendizagem de Conteúdos Químicos no Ensino Fundamental II

Ana Flávia Rezende, Marília Gaia

Resumo


Este estudo discute como as aulas práticas de laboratório favorecem aaprendizagem de Ciências por estudantes do Ensino Fundamental II. Oaprendizado, segundo alguns estudiosos, é o processo pelo qualcompetências, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores sãoadquiridos como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio eobservação. As informações podem ser absorvidas através de técnicas deensino ou até pela simples aquisição de hábitos. Como escolher essas técnicasde ensino? A sala de aula é um local onde há respeito entre colegas eprofessores, o estudante deve ser incentivado a desenvolver habilidades, abuscar informações adicionais sobre assuntos de seu interesse, relacionar oconhecimento ensinado ao cotidiano. No ambiente de laboratório, o estudantedesenvolve habilidades de cooperação, manipulação de equipamentos eaprende a observar fenômenos - é um momento onde o conteúdo éaprofundado. Nesta pesquisa, os estudantes do 9º ano do Ensino FundamentalII foram observados durante as aulas de Ciências em sala e no ambiente dolaboratório. Foram feitas anotações sobre o observado em ambas as aulas,sobre os comentários dos estudantes em relação ao aprendizado e sobre ocomportamento nestes ambientes. Os estudantes apresentaram-se maisatentos à aula no laboratório, a interação foi maior entre os estudantes e oprofessor, porém em um ambiente diferente o comportamento foi de muitaagitação. Segundo os estudantes durante a aula no laboratório elescompreendem melhor o conteúdo, porém, em sala de aula os estudantes secomportaram melhor. Espera-se que tal pesquisa contribua para a discussãoda importância das atividades experimentais nas aulas de Ciências (dentro oufora do laboratório), de forma a tornar as aulas mais dinâmicas e despertarmaior interesse dos estudantes.

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.