SABERES E FAZERES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
A carreira de um professor não se define apenas em um saber específico, mas em um conjunto de saberes que se desenvolvem ou são construídos/adquiridos ao longo das práticas em sala de aula. Assim, a presente pesquisa objetivou analisar os saberes e fazeres cotidianos dos professores da educação Infantil e sua contribuição para a formação docente. Foi realizada a partir de uma pesquisa qualitativa, no município de Itapetinga-BA, com duas professoras da Educação Infantil, utilizando a observação, o questionário e a entrevista. Nesta investigação ficou evidente que as professoras adquiriram saberes específicos para atuar na Educação Infantil na prática, que seu fazer está relacionado com a formação e que está se dá também a partir dos saberes da experiência e que o cotidiano escolar é local de aprendizagens constantes. Dessa forma, elas mostraram o que são pela formação e pelos seus saberes revelaram as habilidades e competências que possuem, construindo saberes plurais.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.