GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: DISCUSSÕES CONTEMPORÂNEAS
Resumo
O presente trabalho pretende refletir como tem sido tratadas as questões sobre gênero e sexualidade no âmbito educacional, bem como os resultados; as conclusões obtidas; e as possíveis lacunas dessas pesquisas. Metodologicamente, foi realizada uma revisão de estudos em dossiês de periódicos científicos eletrônicos entre os anos de 2011 a 2017, que tratam da temática em questão. Concluiu-se que, embora mudanças tenham ocorrido no sentido de tornar a escola um local de valorização e reconhecimento das diferenças, ela exerce, mais fortemente, um papel de (re)produtora de desigualdades, de hierarquias e de violências contra os/as discentes gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros/as (LGBT+) autodeclarados/as ou não. Por fim, defendeu-se que a alteração desse cenário requer atitudes que vão desde mudanças curriculares, questionamento sobre concepções “universais” e “naturais” até um incentivo à pluralidade.
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