RELAÇÕES DE GÊNERO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS RELATIVAS À ATUAÇÃO DE HOMENS PROFESSORES COM CRIANÇAS
DOI: 10.15601/2237-0587/fd.v7n1p36-54

Josiane Peres Gonçalves, Adriana Horta de Faria, Leonardo Alves de Oliveira, Pâmela Karoline Soares

Resumo


O presente estudo reúne resultados de algumas pesquisas realizadas pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE) sobre atuação de homens professores com crianças. Tem como objetivo identificar as representações sociais de famílias, gestores e homens educadores em relação ao trabalho educativo desenvolvido por docentes do gênero masculino com crianças. A abordagem teórica baseia-se nas perspectivas de representações sociais de Moscovici (1973), educação e gênero de Louro (2007) e atuação de homens com crianças de Gonçalves (2009). As pesquisas de campo apresentadas são de natureza qualitativa, sendo realizadas por meio de entrevistas semiestruturadas com os seguintes entrevistados: pais e mães de crianças matriculadas em instituições de Educação Infantil em um município do interior do Estado de Mato Grosso do Sul; gestoras de Educação Infantil do mesmo município; um estagiário do curso de Pedagogia; homens educadores da Educação Básica. Os resultados indicam que: pai e mãe de menino aceitariam um homem como professor e tentariam “vigiar” o trabalho, já quem era pai e mãe de menina preferiam a professora mulher; As gestoras de Educação Infantil demostraram resistência em ter homens professores atuando em suas instituições; O estudante de Pedagogia não pôde desenvolver todas as práticas previstas no estágio curricular com crianças de 0 a 3 anos e acredita que tendo a mesma formação acadêmica, homens e mulheres devem realizar as mesmas atividades; As representações predominantes em homens educadores são de, que devido à relação com a maternidade, a mulher têm maiores condições de ser professora de criança.


Palavras-chave


Educação e gênero; Representações sociais; Homens professores

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15601/754

Apontamentos

  • Não há apontamentos.