Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Tecer?
Acesso

 

Diretrizes para Autores

Os originais (artigos, resenhas, comunicações, ensaios, etc.) devem ser inéditos, redigidos em português, inglês ou espanhol. Devem ser digitados em Word, fontes Times ou Arial, tamanho 12, espaço simples, tendo entre 14 e 35 mil caracteres com espaços.

No corpo dos originais: sem identificação dos autores.Todos os originais  devem dispor de resumo e palavras-chave alusivas à temática.

Nos manuscritos que incluam ilustrações (imagens, figuras, desenhos, tabelas, gráficos), também deve ser providenciada uma cópia do manuscrito, na versão PDF, com inserção das ilustrações.

Da primeira página devem constar: título, resumo (até 150 palavras) e no máximo cinco palavras-chave. Os resumos também deverão ser preparados em inglês (desejável também em espanhol). Na contagem de palavras do resumo, excluem-se título e palavras-chave.

Em nota de rodapé o/s autor/es deve/m explicitar se a artigo originou-se de pesquisa patrocinada, se é resultado de trabalho de conclusão de curso, dissertação de mestrado ou tese de doutorado.

Notas de rodapé - numeradas, sucintas, usadas somente quando necessário explicitar algum termo.

Citações - referências no texto devem usar o sistema autor/data: autor, ano, página, conforme o exemplo: (SCHULTZ, 2009, p. 31).

Demais situações:

Citações literais de até três linhas: entre aspas, sem destaque em itálico e, em seguida, entre parênteses (sobrenome do autor, data, página).

  1.  Citações literais de mais de três linhas: em parágrafo destacado do texto (um enter antes e um depois), recuo de 4 cm à esquerda, em espaço simples, fonte menor que a utilizada no texto (tamanho 11), sem aspas, sem itálico, terminando na margem direita do texto. Em seguida, entre parênteses: (sobrenome do autor, data, página).

Observação: em citações, os parênteses só aparecem para indicar a autoria. Para indicar fragmento de citação utilizar colchete: [...]

Vários autores citados em sequência: do mais recente para o mais antigo, separados por ponto e vírgula: (OLIVEIRA, 2008; NEVES, 2007; SANTOS, 2005).

  1.  Dois autores: Collins e Evans (2004) – no corpo do texto; (COLLINS e EVANS, 2002) –dentro dos parênteses.
  2.  Mais de três autores: Guérin et al., 2004 (dentro e fora dos parênteses).
  3.  Documentos do mesmo autor publicados no mesmo ano: acrescentar letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data e sem espaçamento (LACEY, 2006a, 1987b).

Referências

Todos os autores citados no texto devem constar das referências listadas ao final do manuscrito, em ordem alfabética, seguindo normas adaptadas da ABNT (NBR 6023/2002). Exemplos:

Livros

LATOUR, B. A esperança de Pandora: ensaio sobre a realidade dos estudos científicos. Bauru: EDUSC, 2001.

 * Título destacado em negrito; sub-título, não. Não indicar número de páginas. A segunda e demais referências de um mesmo autor devem ser substituídas por um traço sublinear (seis espaços) e ponto. Se mudar de página, é preciso repetir o nome do autor. Dois ou três autores, separar com ponto e vírgula; mais de três autores, indicar o primeiro autor, acrescentando-se a expressão et al.

 Artigos em periódicos

GONÇALVES, E. M. Eliseo Verón: ecletismo e polêmica. Revista Comunicação & Sociedade, São

Bernardo do Campo: Umesp, nº 25, p. 25-32, 1996.

 * Título do periódico em negrito. Indicar, após as páginas em que o artigo foi publicado.

Teses e dissertações

OLIVEIRA, J. A. Zeus x Prometeu: o embate discursivo nos artigos favoráveis e contrários à pesquisa com células-tronco embrionárias. 2008. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Universidade Metodista de São Paulo: São Paulo. 2008.

*Indicar endereço eletrônico, caso o trabalho esteja on-line.

Documentos eletrônicos:

OLIVEIRA, José Aparecido de; EPSTEIN, Isaac. Tempo, ciência e consenso: os diferentes tempos que envolvem a pesquisa científica, a decisão política e a opinião pública. Interface, Botucatu, SP, v. 13,  n. 29, junho  2009 .  Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832009000200014&lng=en&nrm=iso>. acesso em  23/08/10.  doi: 10.1590/S1414-32832009000200014.

* Título do periódico em negrito. Verificar se os endereços eletrônicos (URL) ainda estão ativos. Incluir a referência DOI, se houver.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Declaração de Direito Autoral

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

    1. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

    1. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).



 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.