A pauta da terceirização nos telejornais: onde está o povo?

Vitor Curvelo Fontes Belém, Frida Bárbara Leite Medeiros, Elvira Santana, Maisa Sousa, Neroilton Nascimento

Resumo


 Lei da Terceirização foi sancionada pelo governo federal em março de 2017. A nova legislação passou a permitir que as empresas terceirizem as atividades-meio e as atividades-fim nas suas áreas de atuação. O assunto, que altera a relação entre trabalhadores e empregadores, foi noticiado nos meios de comunicação de todo o país. Esse trabalho tem como objeto a cobertura do tema, desenvolvida por quatro telejornais de rede com maior audiência no Brasil. O estudo de caso tem como base reportagens exibidas no Jornal da Record, no Jornal Nacional, no Jornal da Band e no SBT Brasil, no período entre 20 de março a 1º de abril de 2017. A pesquisa identifica o enquadramento e o tempo de fala dedicado a cada tipo de fonte no corpus analisado. Mesmo sendo um assunto de interesse público, os resultados preliminares da pesquisa apontam para uma parcialidade unânime na cobertura jornalística, sem espaço para que a população opinasse sobre a nova legislação.


Palavras-chave


Telejornalismo; Terceirização; Fontes; Representação

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