A gestão social como base metodológica de avaliação de projetos de responsabilidade social de empresas
http://dx.doi.org/10.15601/1983-7631/rt.v8n15p150-162
Resumo
Este trabalho busca promover uma contribuição metodológica através de revisão da literatura de avaliações de projetos de responsabilidade social de empresas (RSC) em suas áreas de influência, sob a ótica da gestão social. Nas avaliações normalmente desenvolvidas desses projetos, percebe-se que a construção de indicadores é mais atrelada às necessidades internas das empresas, em detrimento de outros indicadores capazes de aferir a efetividade na promoção do desenvolvimento local e da sustentabilidade dos processos desencadeados pelos projetos. Neste sentido, como avaliar a sustentabilidade destes projetos de RSC em sua capacidade de promover desenvolvimento local? Entende-se aqui que a sustentabilidade destas inciativas está diretamente associada à afinidade metodológica dos projetos com a gestão social. Sendo assim, propõe-se a aferição de seus impactos em aspectos qualitativos e que traduzem valores intangíveis locais, tais como: o capital social, a participação, o empoderamento e o protagonismo comunitário na condução dos processos.
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