Política sem partido e notícia sem empresa jornalística - um olhar sobre a crise evidenciada nas manifestações de junho de 2013
Resumo
A manifestação popular iniciada em junho de 2013 evidenciou uma crise de representação dos partidos políticos e também das empresas jornalísticas. A proposta do presente trabalho é apresentar um olhar sobre a forma como os protestos e a cobertura deles atravessam a produção jornalística na contemporaneidade, sobretudo com a atuação do grupo Mídia Ninja - Narrativas Independentes Jornalismo e Ação. O poder de mobilização pela rede social e a veiculação do registro em tempo real na Internet revolucionam o jornalismo na contemporaneidade.Na crítica ao jornalismo da grande imprensa, no entanto, surge a ideia de que a cobertura em tempo real é garantia de imparcialidade. Nesta disputa política por quem está com a verdade, o movimento sem líder e sem partido passou a ter atores sem identificação.
Palavras-chave
Comunicação; jornalismo; política; manifestação.
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-0934/aum.v17n17p139-152
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