Templo de Salomão: arquitetura, argumentatividade e midiatização
Resumo
Este trabalho visa investigar os efeitos de sentido causados pela arquitetura e pela midiatização do Templo de Salomão, sede da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd). Para tanto, toma-se como referencial teórico os estudos da argumentação (Declerq; Ducrot; Perelman e Olbrechts-Tyteca) e da comunicação (MacCombs; Chomsky; Herman), em especial aqueles voltados para a relação entre mídia e religião. Foram elencados como corpus de pesquisa três fotografias do Templo, disponibilizadas na página virtual da Iurd em 2014, e duas reportagens veiculadas no programa jornalístico Domingo Espetacular, da TV Record, também no ano de 2014. A escolha do corpus deve-se à importância que o pastor e a Igreja que representa têm para o atual contexto religioso brasileiro, país em que tem crescido o número de pessoas que se declaram evangélicas, deve-se também à grande exposição midiática da construção e inauguração do Templo. A metodologia empregada baseia-se em revisão bibliográfica e na análise de conteúdo. Observou-se que a construção de uma cenografia de luxuosidade, tradição e judaísmo do Templo de Salomão colabora para o envolvimento das pessoas, o que é demonstrado nas reportagens que ilustram o fascínio que o Templo tem causado, o que corrobora com a criação de um ambiente altamente persuasivo e sedutor. Esta pesquisa contribui com os estudos em argumentação, mídia, jornalismo e religião, já que analisa o discurso religioso da Iurd e os efeitos de sentido decorrentes da construção arquitetônica do seu templo-sede.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-0934/aum.v19n19p259-273
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