Ensino Religioso como política pública educacional: um desafio para a Ciência da Religião no Brasil
Resumo
Há grupos no Brasil propondo a transformação do Ensino Religioso em uma política pública, ou seja, que, tornado um saber escolar que contemple a diversidade religiosa do país, tenha seus conteúdos fixados pelo Estado. Em meio a eles tem-se estabelecido o consenso de que a Ciência da Religião é a área ideal para habilitação de docentes da disciplina e seleção dos conteúdos. Neste ensaio proponho uma reflexão sobre o que entendo ser um desafio que isso coloca para a área, tendo em vista sua configuração atual. Faço uma brevíssima revisão de sua história, da origem europeia à emersão no Brasil, acentuando, a partir da bibliografia selecionada, pontos incômodos que deveriam ser levados em consideração na defesa dessa proposta.
Palavras-chave
Ciência da Religião; Ensino Religioso; Política pública educacional; Religião.
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/1677-2644/correlatio.v16n2p187-208
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