Submissões online

A revista Comunicação & Sociedade (C&S), da Universidade Metodista de São Paulo, recebe textos inéditos em fluxo contínuo. Os (as) interessados(as) devem enviar os trabalhos pelo sistema online http://www.metodista.br/comunicacaoesociedade. Para submeter o artigo, o autor(a) deve se cadastrar no portal e seguir as instruções do sistema.

 A revista C&S recebe, em regime de fluxo contínuo, portanto não há dealine para submissões, artigos científicos e resenhas críticas. Os textos devem versar sobre temas relacionados aos processos comunicacionais, com ênfase em pesquisas empíricas e reflexões teóricas sobre os meios de comunicação social, seus fluxos de produção, difusão e recepção e suas relações sócio-culturais; nos atos comunicacionais das organizações junto aos diversos públicos de interesse, nas dimensões e linguagens da divulgação do conhecimento tecno-científico e nas presentes inovações tecnológicas. As resenhas devem abordar obras publicadas nos últimos doze meses.

 1. Submissão de textos e normas editoriais

Todos os textos submetidos à C&S devem ser originais do(a)  autor(a)  ou grupo de autores(as)  e inéditos. São aceitos textos publicados em anais de congressos. Os materiais poderão ser submetidos nos seguintes gêneros:

 

  • Artigo científico: relato de pesquisa com apresentação de objetivos de pesquisa, metodologia e resultados. Entre 31 e 33 mil caracteres com espaços, Times New Roman, corpo 12, espaço simples entre linhas. São aceitos artigos de doutores e doutorandos. Mestres e mestrandos poderão submeter artigos co-assinados por um doutor.
  • Resenha - análise crítica de obra, tese, monografia, publicação ou programa. Entre 8 e 9 mil caracteres com espaços, Times New Roman, corpo 12, espaço simples entre linhas. São aceitas resenhas de doutores e doutorandos. Mestres e mestrandos poderão submeter artigos co-assinados por um doutor.

Todos os textos, resenhas e artigos, devem apresentar as seguintes informações:

  • Título, resumo, palavras-chave em português, inglês e espanhol, nessa ordem. As resenhas não precisam apresentar resumo.
  • Todos os textos deverão apresentar o currículo do autor, em português, inglês e espanhol, nessa ordem.
  • O currículo deve trazer apenas as seguintes informações: formação inicial, última titulação, local da última titulação, filiação acadêmica atual, filiação a grupo de pesquisa e e-mail e indicação para o currículo lattes (pesquisadores que atuam no Brasil).
    •  
      • Ex.: João Carlos Ameida é sociólogo, doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, docente no curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, membro do grupo de pesquisa Comunição e Cultura Digital. E-mail: jalmeia@pucsp.br. Currículo Lattes; http://lattes.cnpq.br/154779349825866
  • Quanto às normas de citação e referência, a C&S segue as orientações da ABNT. Pedimos que consulte as orientações de nossa Biblioteca Central.

 

  • Os autores são responsáveis pela revisão gramatical e ortográfica do texto.

2. Processo de avaliação dos textos

Os artigos submetidos à C&C são tratados de maneira profissional e dentro dos padrões científicos internacionais. Os textos são recebidos pela Comissão Editorial e distribuídos a dois pareceristas externos. Para ser publicado, o texto precisa ser aprovado pelos dois pareceristas externos. Em caso de empate, um aceite e uma recusa, um terceiro parecerista será chamado(a) para avaliar o trabalho enviado.

Para serem publicadas, as resenhas submetidas à C&S deverão ser aprovadas por dois membros da Comissão Editorial da própria revista. Em caso de necessidade, um terceiro parecerista será chamado(a) para avaliar o trabalho enviado.

Os artigos e resenhas estão sujeitos a três pareceres:

- aceito como está;

- aceito com revisões;

- recusado.

 

Os pareceristas analisam os textos conforme as seguintes recomendações:

  • a) Relevância do objeto
  • b) Pertinência teórico-metodológica
  • c) Clareza da argumentação
  • d) Contribuição ao aperfeiçoamento dos processos comunicacionais
  • e) Aderência ao campo da comunicação social

A decisão da Comissão Editorial, com base nos pareceres recebidos, é irrevogável.

Contato

Dra. Elizabeth Moraes Gonçalves (editora executiva) Comissão Editorial da Revista Comunicação & Sociedade Programa de Pós-graduação em Comunicação Social. E-mail: cs@metodista.br.