Um caminho de superação pedagógica: os Naipes da Comunicação como dispositivos de atenção

Fábio Hansen, Rodrigo Portes Valente da Silva

Resumo


Este artigo apresenta o jogo Naipes da Comunicação como dispositivo de atenção em uma realidade globalizada e permeada por uma intensa rede comunicacional. Possibilidade didática criada a partir da teoria dos jogos, é investigada como estratégia de ensino e experiência de aprendizagem. Para compreender como os jogos podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem em uma economia de atenção, mobilizamos ainda as noções de globalização, comunicação e criatividade, todas condizentes ao nosso objeto de estudo e vitais na tentativa de propor alternativas para o surgimento de novas propostas pedagógicas. Ao se apropriar daquilo que “rouba” a atenção do estudante e transformar em ferramenta para capturar a sua atenção, construímos uma reflexão sobre a necessidade de: recorrer a narrativas não necessariamente escolares; criar espaços recheados de ludicidade; desafiar os estudantes com atividades instigantes e envolventes; desenvolver nos estudantes competências formativas, como autonomia, criatividade e interação social.


Palavras-chave


Teoria dos Jogos. Economia de Atenção. Ensino-aprendizagem. Naipes da Comunicação. Criatividade.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v38n3p271-298

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.