A presença social dos deputados federais do Grande ABC no Facebook

Arquimedes Pessoni, Rita de Cássia Donato dos Santos

Resumo


Este artigo propõe reflexão sobre a comunicação política na cibercultura, discorrendo sobre o uso do Facebook nas campanhas eleitorais dos deputados federais do Grande ABC em 2014. Guiada por entrevistas abertas e análise de conteúdo qualitativa das fanpages desses personagens, buscou-se identificar a presença social dos parlamentares a partir das categorias instituídas por Rourke et al. (2001): afetividade, coesão e interatividade. Optou-se pela semana construída para analisar uma amostragem dos posts veiculados no período eleitoral, com o suporte do software Atlas TI. Os resultados refletem a presença social coesiva, em ambos os casos, pautada no fortalecimento de grupos políticos e na relação de proximidade com as comunidades locais.


Palavras-chave


Comunicação política. Presença social. Facebook. Grande ABC.

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DOI: https://doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v40n2p83-111

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