Aspectos teóricos e didáticos da formação do professor de ensino religioso: perspectivas à luz da Ciência(s) da(s) Religião(ões) e da Base Nacional Comum Curricular
Resumo
Esse artigo busca oferecer breves reflexões sobre a formação de docentes para o Ensino Religioso escolar (ER) tendo em mente os aspectos teóricos da Ciência(s) da(s) Religião(ões), como ciência de base para o ER, e princípios didáticos para uma prática docente significante à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O artigo se fundamenta em autores que elucidam sobre aspectos epistemológicos e práticos do ER como Rodrigues (2015), Junqueira (2007), Oliveira (2017), Pieper (2014), dentre outros, assim como as próprias diretrizes da BNCC para o ER. O artigo tem por objetivo fornecer aos docentes indicativos de uma fundamentação teórico/prática relevante e significativa para os educandos, com a finalidade de formar cidadãos conscientes que respeitem à diversidade cultural e religiosa brasileira.
Palavras-chave
ensino religioso; Ciência da Religião; BNCC; formação docente; aspectos teóricos; aspectos didáticos
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-3828/caminhando.v23n2p137-150
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