Educação & Linguagem

Educação & Linguagem, uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, consolida-se como periódico semestral, comprometido com a pesquisa acadêmica e contribuindo para a divulgação de trabalhos relacionados às políticas e práticas sociais da Educação em suas múltiplas linguagens. Educação & Linguagem em sua primeira parte, na forma de "Dossiê", traz artigos organizados sob uma temática de interesse não apenas para a área da Educação, como também para outras áreas, com a contribuição de pesquisadores brasileiros de várias regiões do país e contando com autores internacionais, sempre que o debate assim o exija.

Os artigos publicados nesta revista possuem o DOI (Document Object Identifier).


 


 

 


Imagem para capa da revista

CHAMADA DE SUBMISSÕES DE ARTIGOS PARA O DOSSIÊ

Ricoeur e Chartier: (des)dobras

e entrelaces na pesquisa em educação

Revista Educação & Linguagem UMESP

 

Prazos

Lançamento da chamada: 10/05/2022

Os artigos inscritos para compor o dossiê deverão ser submetidos no período de 15/05/2022 a 20/09/2022.

 

Organizadores

Profª. Drª. Claudia Panizzolo – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Infância, Cultura e História (Gepich) Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Currículo Lattes: Http://Lattes.cnpq.br/7842950333039932

 

Prof. Dr. Marcelo Furlin – Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) Líder do Grupo de Pesquisa NARRARE – Formação Docente e Narrativas Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9664496095494377

 

Apresentação

O presente dossiê pretende compartilhar estudos realizados – ou em realização

– tomando como empréstimo os aportes teóricos de Paul Ricoeur e de Roger Chartier, autores cujo pensamento muito tem contribuído para a pesquisa em educação, entre os desafios e as possibilidades que emergem nos cenários candentes do contemporâneo.

 

O pensamento insigne e revelador de Paul Ricoeur corrobora, de forma substancial, que o ser humano é narrativo, em sua condição plena da existência inacabada. Nas palavras do filósofo, considerar a identidade de um indivíduo – o si-mesmo – ou de uma comunidade é responder às seguintes questões: Quem fez tal ação? Quem é seu agente ou ator? A resposta é, essencialmente, narrativa. Nesse sentido, a identidade do indivíduo é fundamentada em estreita associação com a história narrada, pela intersecção entre a narrativa ficcional e a narrativa histórica. Sendo assim, tudo pode ser considerado narrativa: o ser humano vive de histórias e de símbolos, uma vez que ele é linguagem. Aqui vem em relevo a condição de uma narratividade impetuosa, porém fecunda - não há fatos, há somente narrativas sobre fatos. A educação, em horizontes de interpretação ricoeuriana, pode ser compreendida como um continuum que (re)cria a comunidade humana e seus projetos formativos. Sob tal inspiração, a pesquisa em educação tem aberto novas perspectivas referentes à docência, de modo particular em estudos sobre formação e identidade.

 

Roger Chartier, em sua vasta produção, contribuiu para ampliar a compreensão do livro, da leitura e da escrita como práticas sociais, alargando os interesses investigativos para os diferentes usos que aproximam leitores, autores, tipógrafos, ilustradores, revisores etc. de gêneros e formatos de textos também variados. Suas publicações têm fornecido embasamento teórico-metodológico para pesquisas sobre variações tipográficas, formas de produção, apropriação, e circulação de livros, almanaques, jornais, folhetins, dentre tantos outros suportes. O trabalho de Roger Chartier tem, desde as últimas décadas do século XX, ensejado nos estudos brasileiros uma nova postura adotada pelos estudiosos de História da Educação diante dos métodos, das fontes e dos temas estudados, e a busca por um diálogo mais fértil com a teoria literária, com a Sociologia e com a Antropologia.

Pretende-se, com este dossiê, destacar a atualidade do legado de Paul Ricoeur e de Roger Chartier, quer em usos clássicos de seus conceitos, quer em trabalhos que operem teórica e metodologicamente, a partir da análise de processos históricos e contemporâneos e sua relação com processos escolares. Um amplo leque de possibilidades se abre para estudos que pretendem compreender a formação  de  professores,  a  socialização  profissional,  a

produção, a apropriação de livros, cartilhas, revistas, jornais, as práticas escolares, as questões curriculares, entre outros temas.

 

Submissão dos artigos

A submissão do artigo deverá ser realizada individualmente, mediante cadastro na Revista > https://www.metodista.br/revistas/revistas- metodista/index.php/EL/user/register

Os artigos deverão obedecer rigorosamente as normas de submissão de artigos da Revista > https://www.metodista.br/revistas/revistas- metodista/index.php/EL/information/authors . Os textos fora do padrão serão recusados automaticamente.

Os artigos deverão ser originais e inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outros periódicos. Cada autor poderá submeter somente um texto para esta chamada.

 

Autores proponentes

Os proponentes poderão ser pesquisadores titulados – ou em processo de titulação - de instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras que possuam reconhecida competência acadêmica na área temática contemplada no dossiê. O endereço eletrônico para o Currículo Lattes (atualizado) ou para o registro ORCID (no caso de autores estrangeiros) deverá ser inserido após a nota de rodapé, com o minicurrículo do autor.

 

Processo de avaliação e de revisão dos artigos

Os artigos serão avaliados segundo o processo descrito a seguir.

Análise inicial: nessa fase, os artigos serão submetidos à leitura dos organizadores do dossiê e avaliados, quanto a sua adequação aos critérios estabelecidos pela Revista.

          Serão devolvidos os artigos que:

  • sejam apresentados exclusivamente como revisão bibliográfica.
  • sejam apresentados como recorte de uma dissertação ou tese, sem a devida adaptação.
  • sejam apresentados sob a forma de projeto de pesquisa ou de relatório de pesquisa.
  • sejam essencialmente descritivos e não apresentem análise da problemática abordada.
  • não tenham a forma de artigo científico ou acadêmico.
  • tenham erros excessivos de língua portuguesa e inconsistências na estruturação do texto.

 

Análise geral e específica: revisão cega feita por dois pareceristas que fazem parte da equipe de Parecistas Ad Hoc da Revista ou por pesquisadores convidados pelos organizadores do dossiê. Após a aprovação nesta fase, os artigos serão devolvidos aos autores com sugestões de reformulação. A nova submissão será realizada de acordo com o prazo estipulado para a publicação do dossiê. Os artigos submetidos fora de tal prazo poderão ser publicados em outras edições da Revista.

 

Profa. Dra. Claudia Panizzolo

Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Infância, Cultura e História (GEPICH) Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

 

Prof. Dr. Marcelo Furlin

Líder do Grupo de Pesquisa NARRARE – Formação Docente e Narrativas Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

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Notícias

 
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v. 24, n. 2 (2021): Educação & Linguagem

Sumário

Dossiê: Cem anos de Paulo Freire e Edgar Morin

Izabel Cristina Petraglia, Elisabete Ferreira Esteves Campos
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1-2
Ettiène Guérios, Sonia Maria Chaves Haracemiv, Ana Maria Soek
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3-21
Marisa Garbellini Sensato, Ana Maria Di Grado Hessel
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23-36
Núria Alvarez Bertran, Maria Antònia Pujol Maura
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37-46
Maria José de Pinho, Fabíola Andrade Pereira, Maria José da Silva Morais
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47-61
Maximina Maria Freire, Karin Claudia Nin Brauer
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63-82
Daniele Sahed Pedroso, Marlene Zwierewicz, MIchelle Jordão Machado, Daniela Gureski Rodrigues, Helena Castilho Zielinski
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83-105
Abdizia Maria Alves de Barros, Maria Dolores Fortes Alves, Vivianne Lins Ebrahim Morcerf
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107-123
Izabel Cristina Petraglia, Mariangelica Arone
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125-149
Marilda Aparecida Behrens, Edna Liz Prigol, Ariana Cosme
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151-173
João Henrique Suanno, Marilza Vanessa Rosa Suanno, Márcia de Fátima Ferreira Balieiro
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175-192
Luciana Miyuki Sado Utsumi
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193-218
Ronaldo Antonio Gollo Junior, Elisabete Ferreira Esteves Campos
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219-244
Madson Pinto dos Santos, Rosária Helena Ruiz Nakashima
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245-272
Maria Cândida Moraes
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273-288

Artigos - Fluxo contínuo

Adriana Santiago Silva, Claudia Panizzolo
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289-307
Andréia de Souza Grava, Elisabete Ferreira Esteves Campos
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309-333
Telma Maria Duarte Rodrigues, Miria Benincasa, Hilda R. C. Avoglia
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335-351
Arlindo Leandro Gomes, Júnia Maria Geraldo Gomes, Edgar Pereira Coelho
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353-367
Víctor Álvarez Rodríguez
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369-387
Marcelo Anunciato, Marcus Bastos
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389-409
Juliana Ferreira dos Santos, Antônio Fernandes Góes Neto, Patricia Margarida Farias Coelho
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411-429
Hermes Renato Hildebrand, Ana Maria Antunes de Campos
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431-447
Janaina da Silva Gonçalves Fernandes, Carolina Ferreira Barros Klumpp, Elaine da Silva Ferretti Barbiéri, Marcia Siqueira de Andrade
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449-474
Nei Muchuelo, Almir Martins Vieira, Rodrigo Ribeiro de Oliveira
PDF
475-504

Entrevista

Elisabete Ferreira Esteves Campos, Marcelo Furlin
PDF
505-532