A escola, a pobreza, a distância e o trabalho infantil: o desafio da frequência na escola de primeiras letras da freguesia de São Bernardo (1830 – 1864)
Resumo
No dia 17 de março de 1830 foi criada a primeira escola de Primeiras Letras na Freguesia de São Bernardo. Este artigo tem por objetivo compreender como se deu a implantação dessa escola identificando os desafios enfrentados, sobretudo em relação à frequência escolar das crianças. A pesquisa de cunho historiográfico tomou como fontes documentais os ofícios redigidos pelo professor e inspetor da escola, entre os anos de 1830 a 1864, que se encontram depositados no Arquivo do Estado de São Paulo. Buscou em Ginzburg (1990), Certeau (2015) e Sharpe (2011) os aportes teóricos com vistas a contrapor discursos e realidade, a fim de verificar as condições de funcionamento da primeira escola pública e os desafios enfrentados. Como conclusão é possível afirmar que as condicionantes econômicas e socioculturais impactaram a implantação da primeira escola de Primeiras Letras em São Bernardo.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v24n2p289-307
ISSN IMPRESSO: 1415-9902
ISSN ELETRÔNICO: 2176-1043
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