Transformando tias em professoras: contribuições do pensamento de Paulo Freire para o processo de profissionalização de quem “ousa ensinar”

Luiz Gustavo Bonatto Rufino

Resumo


Esse trabalho se insere na temática do movimento de profissionalização do ensino tendo em vista a transformação do ofício docente em um trabalho profissional. Estabelecemos interlocuções com parte da obra de Paulo Freire, cujas contribuições apontam para a proeminência da compreensão do trabalho docente na perspectiva profissional. A partir de um ensaio teórico dividido em três partes, objetivamos analisar as possíveis contribuições do pensamento de Paulo Freire para a perspectiva da profissionalização do trabalho de professoras e professores e suas implicações para a transformação da prática pedagógica. Concluímos que o pensamento de Freire reforça a necessidade de se entender o trabalho profissional como elemento estruturador da ação educativa libertadora em sua complexidade e reflexividade, possibilitando o desenvolvimento da práxis contextualizada e transformadora da sociedade.


Palavras-chave


Paulo Freire; Profissionalização do Ensino; Saberes Docentes; Ação Educativa; Práxis.

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DOI: https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v23n2p203-223

ISSN IMPRESSO: 1415-9902

ISSN ELETRÔNICO: 2176-1043

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