A escolha de curso de pedagogia: narrativas e representações sociais de estudantes da UFV
Resumo
Neste trabalho, sistematizamos algumas reflexões e análises construídas na pesquisa Narrativas de trajetórias de vida de alunas do curso de Pedagogia da UFV, integrante do Programa de Estudos Representações Sociais do Trabalho Docente, desenvolvido no âmbito do CIERS. Especificamente, nosso propósito foi compreender os processos pelos quais se têm constituído as ‘identidades’ da pedagoga, a partir das narrativas das memórias de estudantes universitárias sobre suas histórias de vida. Os instrumentos de investigação utilizados foram questionários e entrevistas em história oral. Os resultados de nossas análises revelam que a opção pelo curso de Pedagogia de estudantes da Universidade Federal de Viçosa se apresentou como o resultado de um processo de negociações de ‘identidades’ de gênero, de classe e de pertencimento sociogeográfico que, por sua vez, mantêm intensa relação com as representações sociais construídas pelo grupo sobre o trabalho docente.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v15n25p104-118
ISSN IMPRESSO: 1415-9902
ISSN ELETRÔNICO: 2176-1043
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