Interdisciplinaridade e intercientificidade
Resumo
Na sociedade capitalista, o princípio da disciplinarização do saber se apoderou do espaço institucional do ensino superior, por corresponder à exigência de especialização, emanada tanto do processo de produção capitalista quanto da organização burocrática do Estado burguês moderno. Os professores do ensino superior, percebendo os efeitos negativos da fragmentação do conhecimento, aspiram à construção de mecanismos intelectuais e acadêmicos que contribuam para a atenuação de tais efeitos. Neste artigo, analisamos dois desses mecanismos; a promoção da articulação entre as diferentes ciências parciais (intercientificidade) e a promoção da integração entre diferentes disciplinas constantes do currículo escolar (interdisciplinaridade). Do ponto de vista científico, a prática mais relevante é a da intercientificidade, que pode se fazer acompanhar, ou não, da prática da interdisciplinaridade. Esta, por sua vez, pode ocorrer num contexto isento de preocupações intercientíficas; porém, mesmo neste caso, contribuirá para a intensificação da comunicação intelectual e cultural no espaço acadêmico.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v15n25p255-265
ISSN IMPRESSO: 1415-9902
ISSN ELETRÔNICO: 2176-1043
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