A formação do ser humano em correlação com os mundos em que vivemos
Resumo
Este artigo aborda as contribuições fundamentais da filosofia transcendental, especialmente as de Kant e Husserl para a compreensão dos processos culturais e educativos. Como "educação" é raramente mencionada nesses dois autores, especialmente em Husserl, alguns intérpretes concluíram equivocadamente que a questão não era importante para eles. Nós buscamos demonstrar que educação e cultura têm para esses filósofos uma significação central quando se trata de humanidade. A subjetividade transcendental, de modo distinto em Kant e Husserl, proporciona a base a priori para a dinâmica formadora que vem da educação e todas as propostas de uma pragmática cultural. Podemos falar de uma pragmática transcendental (Hoyos, Apel, Habermas) por incorporar o sentido transcendental à produção cultural. A educação é vista como um processo transitivo e como tarefa de formação que correlaciona subjetividades e mundos.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v16n2p17-41
ISSN IMPRESSO: 1415-9902
ISSN ELETRÔNICO: 2176-1043
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