Estudos de Religião

Estudos de Religião é uma publicação quadrimestral editada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo. Circulando desde 1985, ela tem por objetivo divulgar artigos científicos, relatos e resenhas sobre o fenômeno religioso, contemplando temas ligados a áreas inter-disciplinares como: Linguagens da religião e Religião, Sociedade e Cultura.

Os artigos publicados nesta revista possuem o DOI (Document Object Identifier).

 

 


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 TERCEIRO NÚMERO DE 2017

Chamada para o dossiê OS “SEM RELIGIÃO”  NA MODERNIDADE CONTEMPORÂNEA

Coordenadores do dossiê:

Profa. Dra. Véronique Lecaros de Cossio (Universidad Antonio Ruiz de Montoya/Lima e Pontificia Universidad Católica del Perú)

Prof. Dr. Paulo Barrera Rivera (Universidade Metodista de São Paulo)

Desde as últimas décadas do século XX temos a disposição suficientes evidências empíricas (pesquisas de opinião e dados censitários, entre outros) que demonstram o aumento de pessoas que declaram não ter religião. Alguns se identificam como ateus ou agnósticos, outros afirmam crer de alguma forma em deus ou alguma força espiritual. Constata-se esse fenômeno, de maneira diversa, em países da América Latina, da América do Norte e da Europa. Estas alternativas, crer ou não crer em algum ser (força) espiritual, assim como pertencer ou não a uma comunidade religiosa, são parte constitutiva da modernidade contemporânea. A compreensão desses fatos é ainda insuficiente e desafia os marcos teóricos, regra geral, pensados para compreender tipos de crenças e pertenças. Este dossiê propõe abordar essa questão em diversas perspectivas, tais como as seguintes: análises comparativas de dados sobre diversos países ou regiões; relação entre a ausência de crença e de pertença e as condições sociais e econômicas; quem são os sem religião, os ateus, os agnósticos?; em que creem os sem religião?;  garantia dos direitos cidadãos nas sociedades latino-americanas com forte proselitismo de grupos e igrejas cristãs; o marco jurídico (laicidade) que garante a liberdade de crença e não crença; coerência, limites e tensões entre a laicidade e a liberdade religiosa e não religiosa; avaliação dos limites das teorias clássicas do estudo da religião, incluindo o longo e atual debate sobre (des/pos)secularização para pensar os “sem religião”; desafios ou questões que o fenômeno dos “sem religião” propõe às religiões institucionalizadas; toleram as religiões os “sem religião”, cabem os “sem religião” na laicidade republicana pensada para inícios do século XX?; etc. Convida-se aos pesquisadores e pesquisadoras interessados/as a encaminhar seus artigos sobre o tema.

A data limite para envio dos textos é 15 de setembro de 2017.

 

Convocatoria para el dosier LOS “SIN RELIGIÓN” EN LA MODERNIDAD CONTEMPORANEA

Coordinadores del dosier:

Profa. Dra. Véronique Lecaros (Universidad Antonio Ruiz de Montoya/Lima y Pontificia Universidad Católica del Perú)

Prof. Dr. Paulo Barrera Rivera (Universidad Metodista de São Paulo)

Desde las últimas décadas del siglo XX tenemos a disposición suficientes evidencias empíricas (encuestas de opinión y datos de los censos, entre otros) que demuestran el aumento de personas que declaran no tener religión. Algunos se identifican como ateos o agnósticos, otros afirman creer de alguna manera en Dios o en una fuerza espiritual. Se constata ese fenómeno, de manera diversa, en países de América Latina, de América del Norte y de Europa. Estas alternativas, creer o no creer en algún tipo de Ser (fuerza) espiritual, así como pertenecer o no pertenecer a una comunidad religiosa, son parte constitutiva de la modernidad contemporánea. La comprensión de estos hechos es aún insuficiente e desafía los marcos teóricos, por regla general, pensados para conceptualizar tipos de creencias y tipos de pertenencias. Este dosier propone abordar esa cuestión en diversas perspectivas, tales como las siguientes: análisis comparativos de datos sobre varios países o regiones; relación entre la  ausencia de creencia y de pertenencia y las condiciones sociales y económicas; quiénes son los “sin religión”, los ateos y los agnósticos; en qué creen los sin religión; garantía de los derechos ciudadanos en las sociedades latino-americanas con fuerte proselitismo de grupos e iglesias cristianas; el marco jurídico (laicidad) que garantice la libertad de creer y no creer; coherencia, límites y tensiones entre laicidad y libertad religiosa y no religiosa; evaluación de los límites de las teorías clásicas del estudio de la religión, incluyendo el largo y actualizado debate sobre (des/post)secularización para comprender el fenómeno de los “sin religión”; desafíos o cuestiones que el fenómeno de los “sin religión” propone a las religiones institucionalizadas; toleran las religiones a los “sin religión”, caben los “sin religión” en la laicidad republicana pensada para inicios del siglo XX?; etc. Se invita a los investigadores e investigadoras interesados/as a enviar sus artículos sobre el tema.

La fecha límite para enviar los textos es 15 de setiembre de 2017.

Call for papers for the dossier: The "no religion" in contemporary modernity

Coordinators:

Prof. Dr. Véronique Lecaros (Universidad Antonio Ruiz de Montoya and Pontificia Universidad Católica del Perú)

Prof. Dr. Paulo Barrera Rivera (Universidade Metodista de Sãao Paulo)

Since the last decades of the 20th century, various empirical proofs (opinion polls, census information, etc.) have shown a steady growth of people who claim to not have any religion. Some self-identify as atheists or agnostics, while others pretend to believe in some way in God or in a spiritual force. The manifestation of this phenomenon is not the same in countries of Latin America, North America and Europe. These alternatives, to believe or not believe in some type of spiritual Being (Force), as well as to belong or not belong to a religious community, are fundamental features of contemporary modernity. Efforts to interpret these trends are still insufficient, and represent a challenge for conceptual frameworks designed mainly to analyze beliefs and belongings. This dossier aims to address the topic from different perspectives, among them: a comparative analysis of data from various countries and regions; the relationship between the lack of beliefs and belonging on the one hand, and the social and economical conditions on the other; who are the people with "no religion", the Atheists and the Agnostics? What are the beliefs of the people with "no religion"; how are citizens rights of people with "no religion" protected in societies where Christian groups and churches develop a high level of proselytism?; the juridical framework (“laïcité”) to guarantee the freedom to believe or not; the coherence, limits and tensions between “laïcité” and religious (and not religious) freedom; an evaluation of the limits of the classical theories on religious studies (among them the long and still ongoing debate on de/post- secularization) to understand the phenomenon of the "no religion"; and the challenges and questions that the phenomenon of “no religion” poses for institutionalized religions by the phenomenon of "no religion". Finally, it also seeks to address questions such as: Do religions tolerate the "no religion"? Is there room for the "no religion" in the republican “laïcité” worked out at the beginning of the XXth century?

We are pleased to invite researchers interested in the topic to send an article by the 15th of September 2017

 

 

Appel à manuscrits pour le dossier: Les "sans religion" dans la modernité contemporaine.

Coordinateurs:

Prof. Dr. Véronique Lecaros (Universidad Antonio Ruiz de Montoya/ Lima et Pontificia Universidad Católica del Perú, Lima)

Prof. Dr. Paulo Barrera Rivera (Universidade Metodista de Sao Paulo)

Depuis la fin du XXème siècle, de nombreuses données empiriques (enquêtes d'opinion, apports des recensements, entre autres) confirment la croissance du nombre de personnes qui affirment ne pas avoir de religion. Certains s'identifient comme athées ou agnostiques, d'autres en revanche disent croire d'une certaine manière en Dieu ou en une force spirituel. Ce phénomène se présente de manière différente selon les régions, en Amérique latine, en Amérique du Nord et en Europe. Ces alternatives, croire ou ne pas croire en quelque Être (ou force) spirituel, appartenir ou ne pas appartenir à une communauté religieuse, correspondent à des caractéristiques propres à la modernité contemporaine. L'interprétation de ces situations est encore lacunaire et représente un grand défi pour les cadres théoriques conçus en général pour conceptualiser les types de croyances et les types d'appartenance. Ce dossier propose d'aborder le sujet à partir de diverses perspectives: analyse comparative des données provenant de plusieurs pays ou régions; relation entre l'absence de croyance et d'appartenance et les conditions sociales et économiques; qui sont les "sans religion", les athées et les agnostiques ? Quelles sont les croyances des "sans religion" ? Garantie des droits des citoyens dans les sociétés latino-américaines où les groupes et Églises chrétiennes développent un prosélytisme agressif; le cadre juridique (laïcité) garantissant la liberté de croire ou de ne pas croire? cohérence, limites et tensions entre laïcité et liberté religieuse et non religieuse; évaluation des limites des théories classiques de l'étude de la religion (incluant le long débat toujours d'actualité sur la (dé/post) sécularisation) pour comprendre le phénomène des "sans religion"; défis ou questions que représente le phénomène pour les religions institutionnalisées; est ce que celles-ci tolèrent les "sans religion"?, est ce que les sans religion parviennent à se situer dans la laïcité républicaine qui s'est élaborée au début du XXème siècle?

Les chercheurs intéressés sont invités à envoyer leurs articles sur le sujet.

La date limite pour l'envoi des textes est le 15 septembre 2017.

 

PRIMEIRO NÚMERO DE 2018

 

DOSSIÊ: AS RELIGIÕES E O DESENVOLVIMENTO DE SOCIEDADES AFRICANAS: EXPERIÊNCIAS, APRENDIZADOS E PERSPECTIVAS

Jerry Pillay, Universidade de Pretório, África do Sul

Helmut Renders, Universidade Metodista de São Paulo

 

As religiões ocupam um papel vital nas sociedades africanas. Porém, como elas descrevem seu sonho do futuro? Como elas projetam e entendem o futuro desenvolvimento de sociedades? Como elas se referem a relação entre etnicidade, gênero, religião e o desenvolvimento da sociedade? Como elas contribuem para e interagem com modelos africanos e não ocidentais da cultura e da organização social? Como elas compreendem o papel de uma outra religião distinta da minha em uma determinada sociedade? 

Edição: 2ª edição 2018 (maio - agosto)

Data limite para o envio de textos: fim de março 2018. 

 

 

DOSSIER: RELIGIONS AND THE DEVELOPMENT OF AFRICAN SOCIETIES: EXPERIENCES, LEARNINGS, AND PERSPECTIVES

 Jerry Pillay, Universidade de Pretório, África do Sul

Helmut Renders, Universidade Metodista de São Paulo

 

Religions play a vital role in African societies. However, how do they describe their dream of the future? How do they project and understand the future development of African societies? How do they address questions of ethnicity, gender, religion and the development of society? How do they contribute to and interact with African and not occidental models of culture and social organization? How do they understand and practice their religion in society? How do they understand the role of others religions in society? 

Edition: 2nd Editon 2018 (May - August).

Submission of texts: until March 2018.

 

 

 



DOSSIÊ “RELIGIÃO E OS MARGINALIZADOS NA ÁSIA” (RELIGION AND MARGINALIZED PEOPLE IN ASIA)

 

Editores responsáveis:

Dr. Jung Mo Sung (UMESP)

Dr. Jin-kwan Kwon (Sungkonghoe University, Seoul, Korea)

 

Prazo para submissão de textos: 10 de setembro de 2018

 

 

Ementa:

 

A Ásia é um continente marcado por uma multiplicidade de religiões (as tradicionais e as novas originárias do continente, e as religiões levadas por “missionários”) e essas têm sido objeto de estudo sob diversas perspectivas. Este dossiê tem como o foco central a relação entre as religiões da/na Ásia com povos e grupos marginalizados, seja no uso ou papel da religião como instrumento de dominação colonial ou interna, seja como forma ou instrumento de resistência e lutas de libertação. O enfoque central não está na apresentação ou estudo de uma religião ou movimento religioso específico, mas na relação entre movimentos e instituições religiosas, teologias ou figuras significativas das tradições religiosas e os processos sociais de dominação ou de resistência/libertação.

 

 

Summary:

 

Asia is a continent characterized by a multiplicity of religions (traditional and new ones originates in the continent, and religions brought by "missionaries") and these have been studied from different perspectives. This dossier has as the central theme the relationship between religions with marginalized groups and people in Asia, whether in use or role of religion as an instrument for colonial or internal domination, either as a means for resistance and liberation struggles. The central focus is not on presentation or study of a specific religion or religious movement, but in the relationship between religious movements/institutions, theologies or significant figures of religious traditions, and social processes of domination or resistance/liberation.

 

 

 

 

Notícias

 
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v. 31, n. 2 (2017): Estudos de Religião - maio-ago. 2017

Sumário

Dario Paulo Barrera Rivera
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1-2

Artigos

Jorge Botelho Moniz
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3-33
Sílvia Regina Alves Fernandes
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35-64
Maria José Fontelas Rosado Nunes
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65-76
Julio Cezar Adam
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77-99
Liliane Costa de Oliveira, Marilina Conceição Oliveira Bessa Serra Pinto
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101-126
Luís Gabriel Provinciatto, Renato Kirchner
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127-151

Dossiê: A Poética da Religião em Rubem Alves - Organizado por Claudio Carvalhaes e Paulo Augusto Nogueira

Paulo Augusto Nogueira
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153-157
Leopoldo Cervantes-Ortiz
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159-180
José Lima Júnior
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181-203
Kenner Roger Cazotto Terra, Rainerson Israel Estevam de Luiz
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205-223
Douglas Rodrigues da Conceição
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225-238
Luana Martins Golin
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239-259
Anaxsuell Fernando Da Silva
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261-284
Gustavo Claudiano Martins, Edson Fernando de Almeida
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285-303
Claudio Carvalhaes
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305-316

Resenha

Giovanni Felipe Catenaci
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317-321