Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Estudos de Religião?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Normas para publicação Estudos de Religião

Estudos de Religião é uma revista dedicada ao estudo do fenômeno religioso, que privilegia as relações da religião com as ciências sociais, psicologia, teologia, história, literatura do mundo bíblico e a prática religiosa de camadas sociais diversas. Esta revista é publicada semestralmente pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Umesp - Universidade Metodista de São Paulo, de forma digital e impressa, e está aberta a pesquisadores e docentes da área de Ciências da Religião ou a quem tome o fenômeno religioso como objeto de estudo acadêmico. Porém, como se trata de uma revista do Programa de Pós-Graduação, privilegiam-se contribuições de pesquisadores/as que possuam o grau de doutor ou em parceria com doutores, sem exclusão de outras. Artigos de não doutores também serão submetidos à avaliação por pares e, se aceitos, poderão ser publicados. A seção "Resenhas" está aberta também a mestres e mestrandos.

A revista ER recebe artigos científicos e resenhas críticas em regime de fluxo contínuo, portanto não há deadline para submissões. Os textos devem ser enviados pelo sistema online no portal da Metodista: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/ER. Para submeter o artigo, o(a) autor(a) deve se cadastrar no portal.

Estudos de Religião não faz nenhum tipo de cobrança pelo processamento dos artigos, nem pela submissão de artigos por parte dos autores, nem pela publicação dos artigos.

Os textos submetidos a Estudos de Religião devem ser originais e inéditos. Para a identificação de plágios esta revista utiliza o sistema CROSSREF/crosscheck: http://www.crossref.org/crosscheck/index.html 

 

 Apresentação de artigos

O texto poderá ter entre 15 e 20 páginas (digitadas com entrelinha 1 fonte Times New Roman, corpo 12, margem 2,5 cm), incluindo as referências bibliográficas. Os artigos submetidos a Estudos de Religião deverão ser inéditos e não estar, no momento, sendo objeto de apreciação por quaisquer outros meios de publicação impressa ou eletrônica. A página de rosto deverá conter título do artigo, nome do autor, um resumo em português e cinco palavras-chave, inglês e espanhol, inclusive o título (no máximo 120 palavras), devendo-se registrar no rodapé um pequeno currículo do autor.

O currículo deve trazer apenas as seguintes informações: formação inicial, última titulação, local da última titulação, filiação acadêmica atual, e-mail e indicação para o currículo Lattes (pesquisadores que atuam no Brasil). Os artigos serão encaminhados a dois pareceristas externos, com base nos quais a Comissão Editorial tomará sua decisão.

 

 Normas para citações, notas de rodapés e referências bibliográficas

 Citações

Todas as citações devem ser claras, exatas, precisas e identificadas para facilitar ao leitor a localização da obra mencionada, caso deseje aprofundar-se nos estudos sobre o tema. Todas as fontes de ideias e trechos citados no trabalho devem ser referidas e constar das Referências Bibliográficas, ao final do trabalho. A referência à fonte deve seguir o seguinte padrão (AUTOR, Ano) ou (AUTOR, Ano, Página) como no exemplo: (WEBER, 1991, p. 95).

As citações longas (com mais de três linhas) devem ser transcritas em bloco separado do texto, com recuo esquerdo de 4 cm a partir da margem, justificadas, com a mesma fonte do texto, em tamanho 11, espaçamento 1,5 e SEM ASPAS.

Exemplos de citação longa direta:

A motivação está relacionada ao sistema de cognição de cada um, onde este sistema inclui os valores pessoais, e é influenciado pelo ambiente físico e social. Chiavenato afirma:

A motivação representa a ação de forças ativas e impulsionadoras: as necessidades humanas. As pessoas são diferentes entre si no que tange à motivação. As necessidades humanas que motivam o comportamento humano produzem padrões de comportamento que variam de indivíduo para indivíduo. (2000, p. 302).

 Ou

A motivação está relacionada ao sistema de cognição de cada um, onde este sistema inclui os valores pessoais, e é influenciado pelo ambiente físico e social.

A motivação representa a ação de forças ativas e impulsionadoras: as necessidades humanas. As pessoas são diferentes entre si no que tange à motivação. As necessidades humanas que motivam o comportamento humano produzem padrões de comportamento que variam de indivíduo para indivíduo. (CHIAVENATO, 2000, p. 302).

As citações curtas (até três linhas) devem ser transcritas no próprio texto, com o mesmo corpo e COM ASPAS. Exemplos:

A motivação está relacionada ao sistema de cognição de cada um, onde este sistema inclui os valores pessoais, e é influenciado pelo ambiente físico e social. "A motivação representa a ação de forças ativas e impulsionadoras: as necessidades humanas. As pessoas são diferentes entre si no que tange à motivação" (CHIAVENATO, 2000, p. 302).

Ou

A motivação está relacionada ao sistema de cognição de cada um, onde este sistema inclui os valores pessoais, e é influenciado pelo ambiente físico e social. Diz Chiavenato: "A motivação representa a ação de forças ativas e impulsionadoras: as necessidades humanas. As pessoas são diferentes entre si no que tange à motivação" (2000, p. 302).

 Se houver citação de mais de um título do mesmo autor, deve-se acrescentar uma letra após a data, tal como no exemplo: (WEBER, 1991b, p. 32). Isto deve aparecer tanto na citação quanto nas Referências Bibliográficas.

Citações em língua estrangeira devem ser traduzidas e o original deve constar em nota de rodapé. Na fonte da citação deve constar: Tradução nossa. Exemplo: (WEBER, 1991b, p. 32; tradução nossa).

 

 Notas de Rodapé

As notas de rodapé devem estar em corpo 10. Evitar excesso de notas de rodapé para não desviar o leitor do texto principal. A numeração no corpo do texto (remissiva) deve aparecer antes da pontuação. Exemplo: "Uma demonstração dos processos comportamentais básicos em condições simplificadas nos habilita a ver esses processos funcionando em casos complexos, mesmo que não possam ser rigorosamente tratados. Se os processos forem reconhecidos, o caso complexo pode ser inteligentemente manejado"1.

 

 Referências bibliográficas

As referências bibliográficas completas, quando houver, devem ser colocadas no final do texto e obedecer à norma NBR 6023 da ABNT, 2002. Constam das referências apenas as obras mencionadas no texto. Seguem alguns exemplos:

Livro:

SOBRENOME DO/A AUTOR/A, Prenome abreviado. Título da obra: subtítulo. Número da edição se não for a primeira. Local de publicação, estado: editora, data.

MENDONÇA, A. G. O celeste porvir: a inserção do protestantismo no Brasil. 2. ed. São Paulo, SP: Pendão Real, 1995.

 

Coletânea:

SOBRENOME DO/A AUTOR/A, Prenome abreviado. Título do capítulo. In: SOBRENOME DO/A ORGANIZADOR/A, Prenome abreviado. Título da coletânea. Número da edição, quando não for a primeira. Local de publicação, Estado: editora, data.

SANCHIS, P. A contribuição de Émile Durkheim. In: TEIXEIRA, F. (Org.). Sociologia da religião: enfoques teóricos. Petrópolis: Vozes, 2003.

 

Artigo de periódico:

SOBRENOME DO/A AUTOR/A, Prenome abreviado. Título do artigo. Título do periódico, volume, número da edição, páginas, data.

SANTA ANA, J. Igreja e seita: reflexões sobre esse antigo debate. Estudos de Religião, Ano VI, n. 8, p. 11-25, 1992.

 

Trabalhos apresentados em congressos:

SOBRENOME DO/A AUTOR/A, Prenome abreviado. Título do artigo. In: NOME DO CONGRESSO OU SIMPÓSIO, número do congresso, ano de ocorrência., cidade onde se deu. Anais... Local de publicação, Estado: editora, data. Páginas.

BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9., 1994, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 1994. P. 16-29.

 

Dissertações e teses:

SOBRENOME DO/A AUTOR/A, Prenome abreviado. Título do artigo. Ano de defesa. Número de páginas. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado) - Nome da Faculdade, Cidade, Estado.  

HACK, E. M. O canto comunitário no culto cristão: subsídios para a formação do músico eclesiástico. 2001. 102 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Escola Superior de Teologia. São Bernardo do Campo, São Paulo.

 

Referências da Internet:

Após a citação do livro ou do artigo, deve-se acrescentar: Disponível em: . Acesso em: dia(s) mês abreviado e ano.

RAUSCHENBUSCH, W. For God and the people. Prayers of the social awakening. Boston/New York/Chicago: The Pilgrim Press, 1910. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2009.

 

Figuras e tabelas

1. As figuras (quadros, lâminas, plantas, fotografias, gráficos, organogramas, esquemas, desenhos e outros) devem aparecer no local exato do texto e sua identificação deve aparecer na parte inferior, precedida da palavra Figura e seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa e da fonte, se necessário.

 

Apresentação de resenhas bibliográficas

O texto deverá ter entre 4 e 8 laudas (digitadas em espaço 1,5, fonte Times New Roman, corpo 12). Espera-se que o autor dê um título à sua resenha, com tradução em inglês e espanhol. A referência bibliográfica deverá vir no início, obedecendo à seguinte forma: SOBRENOME DO/A AUTOR/A, Prenome abreviado. Título da obra: subtítulo. Número da edição, se não for a primeira. Local de publicação, estado: editora, data. Número total de páginas.

 REIMÃO, S. (Org.). Televisão na América Latina: sete estudos. São Bernardo do Campo: Cátedra Unesco-Umesp de Comunicação/Editora da Umesp, 2000. 200 p.

 Citações literais da obra resenhada devem vir acompanhadas do número das páginas onde podem ser encontradas.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

    1. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

  1. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.