Decolonização do campo epistemológico da(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões) e Teologia(s) pela via contra-hegemônica dos direitos humanos
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
AGUIRRE, Javier. Religiones, teologías y colonialidad: hacia la decolonización de los estudios académicos de las religiones y las teologías, Revista de Estudios Sociales. No. 77, 2021, pp. 76-92
ALTHAUS-REID, Marcella. La teología indecente: perversiones teológicas en sexo, género y política. Barcelona: Bellaterra, 2005.
BHABHA, Homi K. O Local da Cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
BUTLER, Judith. Vida Precária: os poderes do luto e da violência. Belo Horizonte: Autêntica, 2019 [Kindle Edition].
CALDEIRA, Claudia. Teologia negra: a fenomenologia do damné como caminho de humanização. Horizonte, Belo Horizonte, v. 17, n. 53, p. 991-1020, maio/ago. 2019
CASANOVA, José. Reconsiderar la secularización: una perspectiva comparada mundial. Revista Académica de Relaciones Internacionales, n. 7, p. 1-20, 2007.
CUNHA, Ana Luiza Salgado. Direitos Humanos e Religiões. E se Deus fosse mesmo um ativista de Direitos Humanos? Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, v. 1, n. 5, p. 149-167, 2020.
CUNHA, Carlos Alberto Motta. Teologia decolonial e epistemologias do Sul Interações: Cultura e Comunidade, vol. 13, núm. 24, 2018.
CURIEL, Ochy. "Critica poscolonial desde las practicas politicas del feminismo antirracista". Nómadas. Bogatá, Colombia: Fundacion Universidad Central (26): 92–101, 2007.
_____. "Superando la interseccionalidad de categorías por la construcción de un proyecto político feminista radical. Reflexiones en torno a las estrategias políticas de las mujeres afrodescendientes". In: WADE, Peter; GIRALDO, Fernando Urrea; VIVEROS, Mara. Raza, etnicidad y sexualidades: ciudadanía y multiculturalismo en América Latina. Bogotá, Colombia: Universidad Nacional de Colombia, 2008.
DUGGAN, J. Dissonância epistemológica: descolonizando o “cânon” teológico pós-colonial. Concilium, Petrópolis, n. 350, p. 10-18, 2013.
DUSSEL, Enrique. Europa, modernidade e eurocentrismo. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, 2005. p. 24-32.
_______________. 1492, el encubrimiento del otro: hacia el origen del mito de la modernidade. La Paz: Plural Editores, 1994.
_______________. Descolonização epistemológica da teologia. Concilium, Petrópolis, v. 350, p. 19-30, 2013.
________________. Transmodernidade e interculturalidade: interpretação a partir da filosofia da libertação. Revista Sociedade e Estado, Brasília, n. 1, p. 51-73, jan./abril. 2016.
________________. Política de la liberación. Vol.II, Madrid: Trotta, 2009
ESCOBAR, Arturo. El lugar de la naturaleza y la naturaleza del lugar: ¿globalización o postdesarrollo? En Edgardo LANDER, La colonialidad del saber. Buenos Aires: CICCUS/CLACSO, 2011
FRANCO, Clarissa De. “Um olhar contra-hegemônico e pluralista sobre o quadro religioso global desde as epistemologias do sul”. Em: RIBEIRO, Claudio de Oliveira. Diversidade religiosa e o princípio pluralista. São Paulo: Recriar, 2021, p. 11-46.
FRANCO, Clarissa De; DIAS, Tainah Biela. Religião, direitos humanos e interseccionalidades: reposicionando a categoria “religião” no debate interseccional. Revista Estudos de Religião. V. 35, n. 2, maio-ago, 2021.
HARAWAY, Donna. Saberes Localizados: a questão da ciência para o feminino eo privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, 5, 7-41, 1995.
HARDING, Sandra. Is Science Multicultural? Postcolonialisms, Feminisms, and Epistemologies. Bloomington: Indiana University Press, 1998.
KURU, Ahmet. Secularism and State Policies Toward Religions: The United States, France, and Turkey. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.
KUZMA, Cesar; ANDRADE, Paulo Fernando Carneiro de (org.). Decolonialidade e práticas emancipatórias: novas perspectivas para a área de Ciências da Religião e Teologia. São Paulo: Paulinas, 2019.
LANDER, Edgardo (org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciÍncias sociais. Perspectivas latinoamericanas. Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina, 2005.
LUGONES, María. Peregrinajes. Teorizar una coalición contra múltiples opresiones. Buenos Aires: Ediciones Del Signo, 2021
LOPES, Antonio Lisboa Lustosa. Chaves descoloniais: para uma leitura da prática pastoral. São Paulo: Saber Criativo, 2021.
MALDONADO-TORRES, N. Sobre la colonialidad del ser: contribuiciones al desarrollo de un conpecto. In: CASTRO-GÓMEZ, S; GROSFOGUEL, R (org.). El giro decolonial: reflexones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontifícia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007. p.127-167.
MIGNOLO, Walter. Histórias locais/Projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.
________________. Os esplendores e as misérias da “ciência”: colonialidade, geopolítica do conhecimento e pluri-versalidade epistémica. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (org.). Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências revisitado. São Paulo: Cortez, 2004. p. 667-707.
________________. A colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino- -americanas. Buenos Aires: Clacso, 2005. p. 33-49.
________________. La descolonización del ser y del saber. In: MIGNOLO, Walter; SCHIWY, Freya; MALDONADO-TORRES, Nelson (orgs.). Des-colonialidad del ser y del saber: (videos indígenas y los límites coloniales de la izquierda) en Bolivia. Buenos Aires: Del Signo, 2006. p. 25-30.
_______________. Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: literatura, língua e identidade, nº 34, 2008.
_______________. Desobediencia epistémica: Retórica de la modernidad, lógica de la colonialidad y gramática de la descolonialidad. Buenos Aires: Del Signo, 2010.
_______________. La idea de América Latina. Barcelona, Gedisa, 2005
MONTERO, Paula. “Religiões Públicas” ou religiões na Esfera Pública? Para uma crítica ao conceito de campo religioso de Pierre Bourdieu. Relig. Soc. 36 (1), Jun 2016.
PANOTTO, Nicolás. Religião, Política e Pós-Colonidade na América Latina. São Paulo: Recriar, 2020.
_________________. Descolonizar o saber teológico na América Latina: Religião, educação e teologia em chaves pós-coloniais. São Paulo: Recriar, 2019.
PROVINCIATTO, Luis Gabriel. Decolonialidade e práticas emancipatórias: novas perspectivas para a área de Ciências da Religião e Teologia (Resenha). Paralellus, Recife, v. 10, n. 24, mai./ago. 2019, p. 339-345
PUI-LAN, Kwok. Globalização, gênero e construção da paz. São Paulo: Paulus, 2015.
QUIJANO, Anibal. Colonialidad del poder y clasificación social. En Journal of World-Systems Research, New York, pp.342-386
QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América latina. Em: LANDER, Edgardo (org.). A Colonialidade do saber, eurocentrismo e Ciências sociais. Buenos Aires: CLACSO, 2005.
RIBEIRO, Claudio de Oliveira. Religião, decolonialidade e o princípio pluralista. Numen, Revista de Estudos e Pesquisa da Religião, v. 23, no. 1, 2020a.
RIBEIRO, Claudio de Oliveira. Princípio Pluralista. In: RIBEIRO, Claudio de Oliveira; ARAGÃO, Gilbraz; PANASIEWICZ, Roberlei (orgs.). Dicionário do Pluralismo Religioso. São Paulo: Editora Recriar, 2020b.
SAID, Edward. Orientalismo. Barcelona: Debate, 2002
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, v. 78, n. 1, p. 71-94, 2007.
_____. Uma concepção multicultural de direitos humanos. Lua Nova, n. 39, p. 105-124, 1997.
_____. Se Deus fosse um ativista dos direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2014.
_____. Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
SANTOS, Boaventura de Sousa; SANTOS, Cecília MacDowell; MARTINS, Bruno Sena (Orgs.). Quem Precisa dos Direitos Humanos? Precaridade, Diferenças, Interculturalidade. Coimbra: Almedina, 2019.
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009.
SENRA, Flávio; SAMPAIO, Dilaine; RIBEIRO, Claudio. Documento de área. Área 44: Ciências da Religião e Teologia. Ministério da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Diretoria de Avaliação (DAV), 2019.
TODOROV, Tzvetan, La conquista de América. El problema del otro. Buenos Aires: Siglo XXI, 2003.
USARSKI, Frank. História da Ciência da Religião. Em: PASSOS, J. D. & USARSKI, F. (org.). Compêndio de Ciência da Religião, Parte I. São Paulo: Paulinas/Paulus, 2013.
WALSH, Catherine. La Educación Intercultural en la Educación. Peru: Ministerio de Educación. (documento de trabalho), 2001.
_____. Interculturalidad Crítica/Pedagogia decolonial: apuestas (des)de el in-surgir, reexistir y re-vivir. In: Memórias del Seminário Internacional "Diversidad, Interculturalidad y Construcción de Ciudad", Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional 17-19 de abril de 2007.
WALSH, Catherine. Interculturalidad, Estado, Sociedad: Luchas (de)coloniales de nuestra época. Quito: Universidad Andina Simón Bolívar/Abya Yala, 2009.
YOUNTAE, An; CRAIG, Eleonor (eds.). Beyond man, race, coloniality and philosophy of religion. NY: Duke university Press, 2021.
DOI: https://doi.org/10.15603/2176-1078/er.v35n3p33-54
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.